O Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) encerrou a sua 26ª edição nesta segunda-feira (23) com o espetáculo “Bertoldo, Estudo nº 1”, da Buya Teatro Company de Manaus/AM. O público dos oito dias de festival superou todas as expectativas da comissão organizadora. A projeção feita a partir dos agendamentos de turmas de escolas era de que o número de espectadores pudesse chegar a 11 mil. A marca foi superada com folga, chegando a um público de 12100 crianças, jovens, e adultos que acompanhavam os pequenos. Esse controle é possível graças à iniciativa de entregar o ingresso na mão de cada pessoa, mesmo com entrada gratuita. O objetivo de formar plateia de teatro para o futuro inclui a valorização do espetáculo e dos profissionais envolvidos na apresentação, como atores, diretores, cenógrafos, técnicos de luz e de som.
A presidente do Instituto de Artes Integradas (Inarti) e coordenadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, comemorou a marca e o resultado da edição deste ano: “Foi um festival que fluiu de forma natural, sem incidentes ou surpresas. Os espetáculos foram de altíssimo nível de produção, os grupos de teatro participaram com alegria de estar em Blumenau e de poder mostrar sua arte em um festival nacional, consolidado e respeitado em todo país por sua relevância e qualidade. Eu sinto que a comemoração dos 25 anos do Fenatib, em 2023, foi um marco de novos tempos para o festival.”
Nesta 26ª edição, o Fenatib ofereceu 40 apresentações de 17 espetáculos. Blumenau recebeu grupos de teatro de todas as regiões do país, representando oito estados brasileiros e o Distrito Federal. O objetivo dos organizadores, no momento da seleção dos espetáculos, é proporcionar uma mostra do que vem sendo produzido no país em matéria de teatro infantojuvenil. Outra atração deste ano foi a exposição “200 Anos da Imigração Alemã no Brasil”, instalada no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes. Durante todos os dias, o espaço recebeu um público ávido por conhecer um pouco mais da história da Colônia Blumenau. Também o 6º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens surpreendeu pelo público. As palestras dos dias 16, 17 e 18 de setembro, realizadas pela primeira vez no período noturno, atraíram professores, estudantes e pesquisadores. A sala nobre do Teatro Carlos Gomes ficou lotada nos três dias por pessoas interessadas no tema “Literatura e Dramaturgia para Crianças”.
O 26º Fenatib é uma realização do Inarti em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A exposição sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil teve a parceria da Trip Teatro (Rio do Sul/SC), Teatro Carlos Gomes, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Histórico de Blumenau, Secretaria Municipal de Educação e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
Seja o primeiro a comentar