A 37ª Oktoberfest Blumenau encerrou no último domingo, dia 23, com recorde de público, 634.701 pessoas prestigiaram o evento, superando em 10% a última edição, que teve 576.560 visitantes. A festa deste ano foi histórica e também teve como destaque a segurança, com redução dos índices de ocorrências.
Os dados foram anunciados em reunião da Comissão de Segurança, que também contou com a participação da Intelbras, patrocinadora da festa e responsável por grande parte do aparato tecnológico utilizado no evento. A Polícia Militar apresentou relatório de ocorrências geradas na festa, que apontou uma redução de 80% nas ocorrências de furtos de celulares, sendo efetuadas três prisões em flagrante.
“Esta era uma grande preocupação da Comissão de Segurança, pois sabíamos da existência de quadrilhas especializadas nesses furtos, por isso o trabalho teve um foco especial nessas ocorrências. A redução desses índices só demonstra como o planejamento foi bem executado”, aponta o presidente da Comissão de Segurança, Alexandre Matias.
Ainda de acordo com dados da Polícia Militar, com relação aos crimes/contravenções na Oktoberfest deste ano foi registrada uma queda de 16%, em comparação a última edição em 2019. “Isso foi fruto de um trabalho intenso da Comissão de Segurança, que foi o elo entre todas as entidades e empresas que fizeram parte deste grupo, que cumpriu com maestria a segurança deste grande evento”, diz o prefeito Mário Hildebrandt.
Com mais de 200 câmeras de alta tecnologia, 40 delas dedicadas ao reconhecimento facial dos visitantes, a Oktoberfest Blumenau teve na tecnologia uma aliada mais uma vez para garantir a segurança dos visitantes. Além do aparato de monitoramento, a empresa Minister disponibilizou para a festa mais de 250 seguranças e 50 brigadistas. Além disso, cerca de 130 policiais militares estiveram presentes para preservar a tranquilidade dos frequentadores do evento.
A Polícia Civil montou uma delegacia completa durante a Oktoberfest, na entrada 1 da Vila Germânica. No local atuaram equipes de policiais composta por Agentes de Polícia, Escrivães e Delegados, que fizeram registros das ocorrências da festa, e os procedimentos administrativos cabíveis, prisão em flagrante e boletins de ocorrência, que foram 145, destes 74 foram de furtos. Além disso, foram responsáveis pelo serviço de achados e perdidos. Ao todo 574 itens foram perdidos e 156 devolvidos.
A festa contou também com unidades temporárias da Delegacia de Polícia Civil e da Polícia Militar, além de um Comissariado da Infância e Juventude e um posto do Corpo de Bombeiros. Outro ponto, é que não tivemos atendimentos de menores com embriaguez encaminhados ao Conselho Tutelar, Comissariado de Menores e Vara de Infância e Juventude ou com passagem pelo ambulatório do evento.
“Para um evento que recebeu mais de 600 mil pessoas, são resultados que temos que comemorar e tomar como espelho para outros eventos e para as próximas edições da Oktoberfest”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
De acordo com a Polícia Militar, nove pessoas com mandado de prisão em aberto foram presas durante o evento. Estas prisões foram efetuadas com o apoio das câmeras de reconhecimento facial, que rapidamente identificaram esses agentes, que posteriormente foram abordados pelas equipes de segurança. Outras três prisões também foram feitas relacionadas ao evento, mas pelo crime de furto de celular, sendo uma no interior do Parque Vila Germânica, outra em um desfile na Rua 15 de novembro, assim como uma no entorno da festa, em um posto de combustíveis.
A Secretária de Trânsito e Transportes (SMTT) ficou encarregada de toda a segurança do trânsito ao redor do Parque Vila Germanica. Nos 19 dias de festa 1358 veículos foram abordados e 514 removidos. Além disso, 457 pessoas fizeram os testes de alcoolemia e 15 motoristas foram flagrados não habilitados ou com a carteira de motorista vencida.
A empresa de saúde Anjos da Vida responsável pelos serviços ambulatoriais da festa registrou 1.119 atendimentos na Vila Germânica, como mal estar, suspeitas de luxações e fraturas, escoriações, reações alérgicas, suspeitas de infarto e AVC, ingestão excessiva de bebida alcoólica, aumento de diabetes, hipertensão, etc, tontura, vômito, entre outras ocorrências. Ao todo, 15 pacientes foram conduzidos para o hospital e 6 atendimentos foram feitos durante o desfile.
Be the first to comment