A esquerda dividida e enfraquecida em Blumenau

Imagem: www.colegioweb.com.br

A “esquerda” em Blumenau terá três candidaturas, mas todas correndo isoladamente. Enquanto os partidos considerados de “centro” ou mesmo de “direita” se unem em torno de duas candidaturas (cerca de 20 siglas junto com Napoleão Bernardes, PSDB, e Jean Kuhlmann, PSD), PT, PDT e PCdoB farão voo solo, ou quase isso.

PS: Coloco esquerda, direita e centro entre aspas, porque este conceito é bastante difuso, ainda mais nos tempos atuais.

Para ser bem honesto, o PCdoB é o único que terá uma coligação, mas com partidos sem muita expressão. PEN, PMN e PSDC. Ainda existe a expectativa do PSOL vir junto e a vaga de vice estaria aberta para o partido. Caso contrário,  os nomes indicados para compor com Arnaldo Zimmermann são Silvio Maschio e o ex-vereador Célio Scholemberg.

A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, está se organizando em termos de documentação e pode estar junto.

Também é cortejada pelo PT, que namora ainda o PSOL, mas sem oferecer vaga na majoritária. O Partido dos Trabalhadores decidiu bancar o nome da educadora Sandra Regina Pinheiro como vice de Valmor Schiochet, mesmo ela sendo suplente de diretoria do Sintraseb e não estar licenciada do sindicato.

O PDT, do pré-candidato Ivan Naatz, pode trazer junto o PPL, partido com não mais de 15 filiados na cidade. O vice deve ser mesmo o médico Amauri Cadore.

Os pré-candidatos a prefeito do PT e do PCdoB vem para marcar posição, com poucas chances de sucesso. Ivan Naatz, do PDT, é uma incógnita, mas se acertar a mão no marketing pode surpreender.

Mas a divisão dos partidos considerados de esquerda prejudica mesmo as chapas proporcionais. Sozinhos,  PDT e PCdoB não devem eleger vereador e o PT vai diminuir de tamanho, certamente não vai eleger os três de 2012.

Em resumo, as coligações em torno de Napoleão Bernardes e Jean Kuhlmann vão fazer a maioria esmagadora dos vereadores da nova Legislatura.

PCdoB e PDT realizam as convenções no mesmo dia, quarta-feira, no começo da noite. O PT na sexta-feira a tarde.

Tem gente que aposta em uma aliança por cima, entre algumas destas siglas. Conversei com um representante de cada e não me pareceu ser possível.

Mas a política…

Imagem: www.colegioweb.com.br
Imagem: www.colegioweb.com.br

 

 

1 Comentário

  1. Sem esquerda ou direita , precisamos de pessoas com caráter, dignidade e vergonha na cara… só isto .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*