Sindicato pede a prefeito Mário que autorize catraca livre nos ônibus de Blumenau durante protestos da categoria

Foto: Belmiro Avancini

O Sindetranscol protocolou ofício no Gabinete do Prefeito na manhã desta quinta-feira, 5, com o pedido para que o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) autorize a catraca livre durante os protestos da categoria.

É mais  uma jogada para torcida, pois, assim como sabe que os trabalhadores podem ser penalizados em caso de não cobrarem passagem, o sindicato tem conhecimento que o prefeito vai incorrer em crime ao autorizar que uma concessionária de serviço público tenha prejuízo de forma deliberada, com anuência do Poder Público.

Esta é uma discussão antiga, sempre cobrada pela imprensa quando ocorrem paralisações que prejudicam a população, como a ocorrida na terça-feira passada.

O Sindetranscol também pede a  mediação da Prefeitura/Seterb para tentar abrir negociação com a Blumob, que não estaria disposta a conversar, segundo o sindicato. E sinaliza com a possibilidade de greve, que já foi deliberada pela categoria e pode acontecer a qualquer momento.

Os trabalhadores cobram o cumprimento de pontos da negociação coletiva de trabalho, por ocasião da data-base, que é no dia 1º de julho.

3 Comments

  1. Caro Alexandre, você acompanha o SINDETRANSCOL há mais de uma década, por consequência a cinduta seria ecresponsavel de seus diretores e assessores….

    Por outro lado, você vive profissionalmente de CREDIBILIDADE e CONFIANÇA. Assim sendo, é leviano de tua parte tratar uma proposta seria, justa e correta como “…. mais uma jogada pra torcida” ….. assim como é leviano você querer isentar o prefeito desse compromisso com a cidade porque sabemos que ele “… vai incorrer em crime …”, o que é uma bobagem jurídica de tua parte, inclusive porque estás demonstrando desconhecimento da lei e dos contratos, além de, na verdade, estares defendendo o interesse da Piracicabana/Blumob com essa posição, uma vez que a empresa tem mecanismos legais de ressarcimento de eventuais prejuízos causados por agentes externos a ela. Na verdade, a catraca livre só causará prejuízos por conduta da empresa, que diante da possibilidade dessa ocorrência poderá negociar com os trabalhadores e não terá o prejuízo, que será do tamanho de sua intransigência.

    Te pergunto: o prefeito Celso Zuchi sofreu alguma queixa-crime quando autorizou catraca livre durante 14 dias de nossa greve em Gaspar, em 2009? A empresa “Do Vale”, operadora da época conseguiu cobrar alguma coisa da prefeitura naquele período?

    Você conhece o conceito de “prejuízo deliberado”?
    Claro que não, se conhecesse não diria isso.

  2. Todos precisamos colaborar com a retomada do crescimento econômico nesse período pós pandemia. Todas as categorias devem abdicar de acordos coletivos passados e recentes e repensar suas políticas salariais em detrimento do aumento do desemprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*