Quem está construindo e fez a lista de compras num determinado mês e deixou para comprar no outro se assustou com o que viu. Os materiais de construção subiram de preço bem acima da média em relação a outros produtos. Alguns ítens, segundo a FGV – Fundação Getúlio Vargas – como tubos e conexões de aço ou ferro puxaram a fila no quesito aumento de preços com um acréscimo de 91,66% – entre junho 2020 e junho de 2021. Outros produtos como vergalhões (78,35%), condutores elétricos (76,19%), tubos e conexões de PVC (64,91%) esquadrias de alumínio (35,21%) tijolo e telhas de cerâmica (33,82%) também tiveram seus valores reajustados bem acima da média. Até o cimento comum teve um reajuste que mexe no bolso de quem está querendo construir (27,62%).
Enquanto a inflação oficial gira em torno dos 8% a alta de preços na construção civil está acima dos dois dígitos – a maior desde o início do Plano Real, em 1994. Segundo levantamento realizado pelo INCC-DI – Índice Nacional de Custo da Construção – o aumento dos preços no setor é mais do que o dobro, 17,34%. Esse número leva em consideração preços de serviços e mão de obra.
O que chama a atenção é que a disparada nos preços dos insumos e da mão de obra não fizeram o mercado desaquecer. Muito pelo contrário. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC – o estudo de desempenho econômico mostra que o mês de junho de 2021 atingiu 51 pontos. Foi o melhor desempenho para um mês de junho desde 2011 – quando o indicador chegou a 51,7 pontos. A projeção para o crescimento do PIB da construção civil para 2021 é de 4% – meio ponto percentual a mais que o do Brasil (3,5%).
Evento debate futuro da construção civil em SC
Na próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, às 10h, o futuro da construção civil será o tema de um debate que irá reunir as maiores autoridades de SC para o setor. O evento será realizado pela Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA), na Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas e tem parceria com a Associação Comercial e Industrial de Tijucas (ACIT) e com a CDL de Tijucas. O evento contará com a participação de Pedro Sadi Pierezan, presidente da ACCA; João Víctor Alves Ribeiro, presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC), além de outras autoridades do assunto.
Seja o primeiro a comentar