Mesa redonda e seminário marcam 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb

Imagem: divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 30 anos de história em 2021 e para comemorar o aniversário do primeiro programa stricto sensu da FURB será realizada uma mesa redonda com professores que fizeram parte da história do PPGE e um seminário para apresentar pesquisas atuais do Programa.

A mesa redonda será realizada nesta quinta-feira, 12 de agosto, a partir das 8 horas da manhã, com transmissão ao vivo pelo canal da FURB TV no YouTube e marca o encontro de profissionais que fizeram parte da história do PPGE nestes 30 anos de trajetória. Os convidados são Tadeu Cristovam Mikowski, coordenador do mestrado entre 1991 a 1998, Gilson Ricardo Medeiros Pereira, Neide de Melo Aguiar e Osmar de Sousa, que foram professores do Programa, e Otília Lizete Heinig e Arlei Trentini Klock, que atuam como docentes e orientadoras dos mestrandos do PPGE. A mediação é da professora Juliana de Mello Moraes.

Seminário de Pesquisa

Já o Seminário Pesquisas e Contextos da Pesquisa em Educação em Blumenau ocorre na sexta-feira, dia 13 de agosto, entre as 8h e 10h da manhã, realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Blumenau. O evento propõe a socialização de pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos do PPGE, além do lançamento do livro Formação Continuada da Coordenação Pedagógica, organizado por Rita Buzzi Rausch, Sandra Mogk da Silva, Cleide dos Santos Pereira Sopelsa e Andréia Roncáglio Geraldo, com a participação de coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino.

Para participar do Seminário basta realizar a inscrição e acessar o link do YouTube na data e horário do evento.

30 anos de história

A história do PPGE iniciou no ano de 1991 e desde então já foram titulados 703 Mestres em Educação. Em 2018, o programa teve uma de suas maiores conquistas: a aprovação da CAPES e a autorização do Conselho Universitário para a implantação do doutorado em Educação. Até o momento, três turmas de doutorandos já foram iniciadas.

A conquista do doutorado em Educação proporcionou ao PPGE ampliar o corpo docente, realizar reformas nos espaços utilizados para as atividades e ampliar a visibilidade do Programa na CAPES e na região da FURB. Rita Buzzi Rausch, professora do PPGE que acompanhou o processo explica que “tudo isso contribui para que a gente atinja um nível de excelência no campo da pesquisa em educação, a fim de enfrentar os complexos e urgentes problemas que afetam a área na contemporaneidade”.

Para mensurar os impactos que o PPGE causou na região ao longo do tempo, uma pesquisa foi realizada entre 2019 e 2020, com os egressos do Programa, para apurar os perfis dos mestres formados e suas trajetórias profissionais na Educação Básica, no Ensino Superior e diversos setores sociais. A análise foi feita a partir dos egressos que passaram pelo PPGE entre os anos de 2013 e 2018.

Segundo apuraram as pesquisadoras Marcia Selpa e Cássia Ferri, há um número expressivo de estudantes que permanecem no Programa através de seus grupos de pesquisa. “A escolha de permanecer no PPGE revela, também, a satisfação dos egressos com o trabalho realizado e a permanência nos grupos e linhas de pesquisa é outro forte indicador do compromisso com a pesquisa em educação, demonstrada pela maioria dos egressos”, comenta Marcia.

As pesquisas realizadas pelo PPGE contribuem na promoção do desenvolvimento local, regional e nacional, proporcionando que os egressos tivessem uma melhora no campo profissional, alcançando prestígio, melhor remuneração, além de atender ao desejo da formação continuada dos profissionais da educação da região. “Por isso, é compreensível a inserção do Programa na educação local e sua influência na constituição da forte demanda por parte de profissionais que atuavam, na primeira década de sua existência, mais na Educação Superior e, na segunda década, mais na Educação Básica, em instituições educacionais de Blumenau e municípios vizinhos”, explica Carla Carvalho, professora do Programa. “Atualmente, nosso objetivo é formar o pesquisador em educação e nesse sentido, agora nossos egressos vêm atuando em diversos contextos de educação formal e não formal, em nossa região e em outros contextos brasileiros”, explica Carla.

Rita Rausch comenta que na trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação fica a certeza de que os desafios continuam. Várias pessoas, de diferentes formas e em diferentes épocas, contribuíram para essa caminhada e elas buscaram sempre fazer o que gostam, que é pesquisar, ensinar, formar mestres e doutores com qualidade e compromisso social para que, acima de tudo, sejam pessoas que lutam pelo desenvolvimento de Blumenau e região e para qualificar cada vez mais a educação no país”, destaca a professora.

Fonte: Furb

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*