ABK apresenta talentos de base no dia de karate no Norte Shopping

Imagem: divulgação

Neste sábado, dia 21 e domingo, dia 22 de agosto, venha conhecer o trabalho desenvolvido pela comissão técnica da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Ipiranga/Postos Metas/SME Blumenau, uma das mais tradicionais equipes da modalidade do país. Nestes dois dias, o grupo terá seis apresentações (ver tabela) na Praça Central, do Norte Shopping, inclusive com a presença de atletas da Seleção Brasileira de Karate, que estão se preparando para o Campeonato Brasileiro Sênior, programado para o período de 08 e 12 de setembro, em Fortaleza (CE).

Além das aulas, a ABK tem alguns personagens interessantes, que vão mostrar as mudanças positivas proporcionados pela pratica do karate. A professora Júlia Maily, por exemplo, 23 anos, vai comandar o primeiro grupo da maratona no shopping, domingo, entre 14h10min e 15h. Será sua segunda aula para apreciação da comunidade blumenauense. A primeira foi no dia 10 de julho.

“Foi uma experiência única. É muito gratificante saber que confiam no meu trabalho para um evento tão importante para toda a equipe. Além disso, foi uma oportunidade de mostrar o trabalho de base que fazemos na ABK”, comenta a professora, que entre os próximos dias 27 e 29 de agosto, disputa o Meeting Nacional Sênior, que soma pontos para o Ranking Especial da CBK, em Caucaia (CE).

O começo

Trabalho de base, aliás, Júlia faz parte. Ela começou no karate, por acaso, em 2006, aos 07 anos, no polo da EBM Francisco Lanser. “Um dia eu estava indo para a ginástica artística e acabei passando por uma sala onde o professor (Vanderlei) estava dando aula. Eu comecei a assistir do lado de fora e fiquei encantada pelo esporte”, conta a atleta, campeã brasileira Sênior Kumitê até 50 quilos em 2017 e medalha de Ouro no Open Venice, na Itália e graduanda em Educação Física.

Já na última aula, domingo, entre 15h10min e 16h, um trio promete chamar a atenção. São as atletas Nicole Bauchipiess, Camily Teixeira e Luisa Klettenberg. Neste ano, as jovens karatecas passam a defender a ABK na categoria Sênior. O primeiro desafio das três já tem data: entre os dias 08 e 12 de setembro, disputam o Campeonato Brasileiro Sub-21 e Sênior, em Caucaia (CE). Camily e Nicole vão participar na categoria de Kumitê (luta) e Luisa, no Kata (luta imaginária).

Medalhas

Experiência não falta ao trio, que segue os passos da professora Maike de Oliveira, ex-atleta da Seleção Brasileira. As três já foram medalhistas pela Seleção Brasileira de karate de Base, em campeonatos, como Sul-Americano, Pan-Americanos e Karate 1 Youth League (competição que reúne atletas de base de todo o mundo), em Monterrey, no México. Neste último, Luisa foi medalha de bronze na categoria Kumitê Cadete + 54 quilos.

De acordo com Vanderlei de Oliveira, técnico da Seleção Catarinense de Karate e da SME Blumenau, as apresentações, com 50 minutos cada, não vão se resumir apenas como aulas/treinos. A ideia, segundo ele, é de mostrar os múltiplos benefícios que o karate proporciona aos seus praticantes. “Vamos ter por exemplos, aula com um grupo de senhores, cuja finalidade da maioria é de manter uma atividade física, visando a saúde. Vamos ter também, outro grupo com crianças, entre 03 e 06, cuja metodologia de trabalho é voltada para atividades lúdicas”, detalha Vanderlei.

Trabalho de base

Além das demonstrações desses benefícios proporcionados pelo Karate para a comunidade, no domingo, dia 22 de agosto, na aula de encerramento no Norte Shopping, a comissão técnica da ABK terá aula com grupo de atletas de alto rendimento, que se prepara para o Campeonato Brasileiro Sênior da modalidade. “Será uma oportunidade para o blumenauense conhecer o nosso trabalho de base, que continua revelando novos talentos”, comenta Maike de Oliveira, ex-atleta da Seleção Brasileira de karate.

Sobre a apresentação no Norte Shopping, Vanderlei destaca a importância da parceria entre a Associação Blumenau de Karate e o Grupo Almeida Júnior. “São dois anos de um trabalho em conjunto, que tem proporcionado muitas ações, por meio do esporte, como um meio de inclusão social”, destaca Vanderlei. 

Programação 

Sábado, dia 21 de agosto

HORÁRIO

PROFESSOR (A)

11h10min às 12h

Andreza Oecksler

13h10min às 14h

Márcia Mafra

14h10min às 15h

Vanderlei de Oliveira

15h10min às 16h

Maike de Oliveira

Domingo, dia 22 de agosto

HORÁRIO

PROFESSOR (A)

14h10min às 15h

Julia Maily

15h10min às 16h

Fabiano Oliveira e Tarcisio Silva

Fonte: Vanderlei de Oliveira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*