O 23º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau continua a todo o vapor neste fim de semana.
No sábado, às 10h da manhã acontece a transmissão da peça “Qual é o meu nome, Mamãe”? – apresentada pelo grupo Cegonha – Bando de Criação, do Rio de Janeiro. Escrito e dirigido por Vida Oliveira, tem 45 minutos e é indicado a crianças a partir de 4 anos. O espetáculo usa elementos de circo, poesia, teatro de animação e vídeo mapping e conta a história de mãe e filho que são obrigados a abandonar o próprio país em busca de sobrevivência.
Para quem quer dar um passeio, às 15h, no Parque Ramiro Ruediger, acontece a apresentação de “Pequenas Porções de Tempo”, do Grupo Movimento 161, de Curitiba. Inspirado no livro “Sonhos de Einstein”, a performance pretende promover uma ruptura na forma dos passantes verem e pensarem o cotidiano. O espetáculo escrito e dirigido por Cláudio Fontan dura 30 minutos e se destina a crianças a partir dos 7 anos de idade.
Ainda no sábado à tarde, continua o 3º. Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens transmitido online, entre 14h às 16h20, com as palestras “Elementos da Cultura negra no Teatro para crianças e jovens no Brasil”, pelo Prof. Me. Carlos José Silva da Universidade Regional de Blumenau – FURB, e “O Corpo nas Artes: liberdade expressiva e a redescoberta do sabor do saber”, proferida pelo Prof. Dr. Ernani de Castro Maletta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-BH), sob coordenação do Prof. Dr. Miguel Vellinho – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – RJ.
Domingo – O domingo começa às 10h da manhã, com as apresentações de “A História de Fritz Muller” – Lambe-Lambe, de Blumenau, escrito por Priscila Gilinski Machado e Rafael Leandro de Souza, indicado para a faixa etária de 3 anos, com 3 minutos de duração. No mesmo horário começa a transmissão de “Juvenal Pita e o Velocípede”, espetáculo do grupo Pandorga – Companhia de Teatro (RJ). A peça, dirigida por Cadi Cinelli, foi escrita por Cleiton Echeveste para crianças a partir de 4 anos e dura 55 minutos. Às 11h da manhã, desta vez na Rota de Lazer da rua XV de Novembro, o Movimento 161 repete a apresentação de “Pequenas Porções de Tempo”.
Encerrando 3º. Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, no dia 22 acontecem as palestras “Espaço, Sonoridades e Corpo Cenográfico”, por Osvaldo Gabrieli do Grupo XPTO, de São Paulo, e “O Espetáculo Teatral para crianças e Jovens”, com o Prof. Dr. Miguel Vellinho, sob a coordenação do Prof. Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes, da UFRJ.
Seja o primeiro a comentar