Iniciada em abril, a campanha nacional contra a gripe tinha como grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades ou Deficiência Permanente e idosos. Em Blumenau, o índice de vacinação entre idosos está bem abaixo do esperado, quatro meses depois, com 67,4% da população.
No geral, até o momento, Blumenau já vacinou 123.789 pessoas contra a gripe , sendo que apenas 73,7% é do grupo prioritário. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% desta população.
Um dos grupos mais vacinados é o das crianças, com 82,7% de cobertura vacinal.
Desde a primeira semana de agosto, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) segue vacinando a população contra a gripe sem a necessidade de agendamento. As doses seguem disponíveis para aplicação nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa e nos Ambulatórios Gerais (AGs). Toda a população acima de seis meses de idade pode se vacinar.
As salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa atuam em seus horários – a lista das salas de vacina está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.
A imunização contra a Influenza protege contra formas mais graves do vírus, que também pode levar a óbito. Pessoas que foram vacinadas contra o Coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.
Seja o primeiro a comentar