Não teve quem não se estressou no trânsito de Blumenau no final de tarde/começo de noite desta segunda-feira, 08. O que já é ruim, ficou pior. A cidade parou.
Bombou no whats, bombou no Face e fez parte do Jornal da Nereu 2, com algumas pessoas participando relatando os problemas. Minha audiência na rádio aumentou, mas graças ao engate de alguns amigos e ouvintes.
Várias regiões apresentaram longos engarrafamentos. Relatos de espera de uma, duas horas nas ruas de diferentes bairros.
Quais as razões para tamanho caos ?
Dizem que um caminhão estragou no morro da Companhia, que liga o bairro Velha a região Sul e central de Blumenau.
Também falam na chuva. Da quantidade de carros em Blumenau. Do começo do mês, muita gente na rua. Da péssima qualidade do serviço de transporte coletivo.
Todas as alternativas são verdadeiras.
Os problemas constatamos dia após dia.
Agora é importante saber as respostas daqueles que querem ser prefeitos de Blumenau a partir de 2017. Escolhemos agora em outubro.
Como vão tentar amenizar problemas como os dessa segunda?
Se algum candidato ( ou assessor ler) quiser publicar suas propostas para este tema central da cidade, o Informe Blumenau terá o prazer de publicar.
Isso é o fruto de prefeitos e secretários frouxos que tem medo de abrir novas vias.
4 anos de enrolação para o prolongamento da Humberto de Campos, agora espalham uma brita sobre o barro no inicio para enganação, pois deveria ser uma camada de rachão, a ponte do centro sem comentários é muita incompetência destes secretários senhor prefeito. Só aqui 2 exemplos.
Por que praticamente todas as empresas começam às 8h e largam às 12h, voltam às 13:30h e terminam às 17:30h? Nem todas elas precisam realmente seguir esse horário, que provoca grandes picos de congestionamentos, enquanto em outras horas do dia o tráfego fica livre. por que a maioria dos colégios no centro de Blumenau, inicia e termina as aulas no mesmo horário ? Fazer um rescalonamento de no minimo de 20 minutos entre os horarios de entrada e saida dos colegios ja ajudaria e muito !!!!
E o comercio do centro da cidade que pudessem flexibilizar também poderiam ser incentivadas pelo governo, por estarem indiretamente colaborando com um trânsito melhor.
Quando você está sozinho no seu carro, em um engarrafamento, você não está preso no trânsito. Você é o trânsito.
Tal qual o doente que antes da cirurgia precisa de analgésicos para mitigar a dor, algumas ações são prementes, ainda que paliativas. Fazem-se necessárias para se ganhar tempo enquanto as decisões de caráter estrutural não são tomadas. Além disso, são de fácil operacionalização e menor custo de implantação. Demandam, enfim, vontade política acima de tudo.
As pessoas são seres de hábitos. Mesmo que o transporte coletivo magicamente se tornasse eficiente, pontual, bem cuidado e barato, muitas pessoas continuariam utilizando seus carros, por puro hábito.
O rodízio, o pedágio urbano, remoção de obstaculos, mais ciclovias, mais faixas exclusivas e outras ações devem fazer com que esse hábito seja quebrado. Uma vez que o motorista veja que é mais vantajoso ir de qualquer outra forma do que no seu próprio carro, a tendência é utilizá-lo apenas em saídas pontuais.
Todavia, precisamos repensar valores e prioridades, rever conceitos e reinventar as relações profissionais.
Abraços
Alexandre , informo as propostas do atual prefeito publicadas em jornal na data de 05/11/2012 :
1- Melhorar transporte coletivo : Fazer diagnostico detalhado do transporte coletivo , definir e implantar em 2013 plano de melhorias . Entre 2014 e 2016 previsão de ampliação da frota e redução das tarifas .
2- Executar programa de mobilidade urbana : Fazer diagnostico da infraestrutura viária , revisar o projeto da nova ponte do centro , visando o inicio do projeto em 2013, alem de começar o projeto da viabilidade da ligação velha-Garcia .
3- Atingir 100 quilometros de vias a ciclistas :Elaborar e executar o plano de desenvolvimento do sistema cicloviário , que se estenderá de 2014 a 2016 .
Estes foram as propostas do candidato e atual Prefeito em 2012 , basta analisar o que foi cumprido e aguardar as novas propostas dos atuais candidatos , lembrando que são somente promessas de campanha , cumprir é outra história .
Como candidato eu sugeriria uma ponte no final da Rua Uruguai (do Hotel Blue Tower), fazendo com que o fluxo do trânsito vindo da Ponta Aguda acessasse a Beira Rio, deixando a Ponte do castelinho só para ida a ponta aguda, permitindo que o corredor de ônibus não fosse mais interrompido pelos veículos que hoje acessam a via. Eu tb tiraria o corredor de ônibus da Beira Rio, deixando pra Sete de Setembro no meio da pista como é em Curitiba. To me sentindo…rsrsrs
Hora de mudar de prefeito e de vereadores. Esta cidade esta abandonada. Essa é a verdade. Não é apenas o trânsito caótico. É a segurança caótica assim como a saúde. É a incompetência de um prefeito e de um bando de vereadores inúteis que se reelegem pra não fazer nada.
Prefeito incompetente, cidade mal cuidada.
Afinal
O que aconteceu ?