Deputado Laércio vai a Brasília para tratar das UTIs no Médio Vale e critica governador Moisés

Foto: Alesc

O Deputado Laércio Schuster (PSB) embarca nesta quarta-feira, 13, para Brasília onde, entre outros, tem compromissos agendados no Ministério da Saúde e na Defesa Civil Nacional. O Deputado também aproveitará a viagem para falar com parlamentares da bancada catarinense em Brasília.

No Ministério da Saúde, Laércio tem reunião sobre os leitos de UTI no Médio Vale destinados exclusivamente para o tratamento da Covid-19. “Com o fim da pandemia, o que vai acontecer com esses leitos?”, questiona o Deputado.

No começo da pandemia, 10 respiradores foram para o Hospital Beatriz Ramos (Indaial) e outros 10 para o Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gaspar) instalarem suas UTIs Covid. Na época, esses investimentos somaram R$ 1,2 milhão para os dois hospitais.

O problema que surge agora é que essas UTIs não foram criadas de forma definitiva. “Indaial tem uma UTI somente com leitos Covid. Gaspar está na mesma situação e Timbó tem 30 leitos de UTI, porém apenas 10 não são de uso exclusivo para tratamento da Covid. Queremos saber qual será a política do Ministério da Saúde após o fim da pandemia”, explica Laércio. “Essas estruturas precisam melhorar e continuar em Santa Catarina. Caso contrário, vamos voltar à época da falta de UTIs e da ‘ambulancioterapia’, o que seria um retrocesso”.

Na Defesa Civil Nacional, Laércio irá acompanhar os estudos sobre o pedido de construção de um canal extravasor de 800 metros em Rio dos Cedros, com o objetivo de amenizar os alagamentos no centro da cidade. No dia 18 de agosto houve a primeira reunião, que contou com a presença dos vereadores riocedrenses Cassio Luiz Berri e Joanita Ana Vieira Pellin. “Além do compromisso que tivemos na Secretaria Nacional de Defesa Civil de avaliação do pedido, temos o apoio do Senador Jorginho Mello de acompanhar o andamento do projeto em Brasília”, lembra o Deputado.

Como vem fazendo aso longo dos dois últimos anos de mandato,  Laércio voltou a cobrar a presença do Governador Carlos Moisés no Médio e Alto Vale do Itajaí. O Deputado lembra que o governador já esteve em praticamente todas as regiões do Estado divulgando a liberação de recursos, porém ainda não veio para a nossa região. “Uma das minhas lutas no Parlamento é fazer com que o governador saiba onde ficam as pequenas cidades do Vale do Itajaí, por isso temos sido firmes em cobrar a presença dele por aqui, assim como já fez em outras regiões”, destaca.

Laércio acredita que a recente liberação de recursos para a BR-470 pelo Governo do Estado não é suficiente para uma região que tanto contribui para Santa Catarina. “Somente os pequenos municípios do Médio Vale, este ano, enviaram mais de R$ 600 milhões para Florianópolis, que até agora em novas obras estaduais não nos contemplou com nada”, afirma Laércio. “Na Assembleia Legislativa aprovamos as transferências especiais – um dispositivo que facilita o envio de recursos do Governo do Estado para os municípios. Portanto, não tem o porquê o dinheiro não vir. É só uma questão de vontade política e gestão”, conclui.

Fonte: Alesc

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*