A queda de braço do deputado Laércio com prefeitos da região – e vice-versa – e o olhar em 2022

Foto: reprodução

O bicho está pegando entre o deputado estadual Laércio Schuster (PSB) e os prefeitos de quatro cidades da região: Ascurra, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó. Eles não gostaram de um vídeo onde o deputado fala sobre a falta de investimentos do Governo no Médio Vale do Itajaí e aproveita para fazer propaganda subliminar, e criticaram a postura do parlamentar nos canais oficiais. Leia aqui.

Hoje foi a vez da Prefeitura de Timbó se manifestar, num claro recado do ex-aliado Jorge Kruger (PP), hoje prefeito. Chamou as falas do deputado de informações falsas ou distorcidas, que distribui fake news e que nunca esteve conversando como parlamentar para discutir projetos para a cidade. Diz nenhum recurso de emenda de Laércio Schuster foi destinado para Timbó.

E segue, como é possível acompanhar na Nota que publicamos mais abaixo.

O deputado reagiu, escreveu que “a verdade incomoda”  e deu visibilidade aos vídeos que causaram tanta repercussão, com mote “menos Florianópolis, mais “XX” ( fez um para cada cidade da região)”, buscando se posicionar como o representante regional na Assembleia. Lembra quanto é a arrecadação de ICMS nos municípios e faz a relação de quanto volta para investimentos na cidade, a eterna discussão do pacto federativo, que nunca anda.

É uma crítica ao governo de Carlos Moisés (sem partido), do qual é adversário declarado. Destaca que Moisés não visitou nenhuma cidade do Médio Vale, na comparação com os pomposos anúncios de investimentos para outras regiões que vem sendo feitos pelo governador.

É também uma propaganda, mesmo que subliminar. Pois no meio do vídeo ele fala da necessidade de importantes obras nos municípios, sem falar que saíram por causa dele. Mas…

Faz parte da política, mas é sintomático que prefeitos de quatro cidades da região – sua base eleitoral – se insurgiram. As mensagens deles, transmitidas nos canais oficiais, o que não é usual,  revelam que deputado da “região” não está na mesma sintonia com os administradores, que estão valorizando o trabalho do governador Moisés.

O deputado reclama do governador, os prefeitos elogiam. Os movimentos – todos eles na política catarinense neste momento – estão de olho em 2022.

Confira a nota oficial e o vídeo que incomodou a Prefeitura de Timbó.

Neste link, você confere os vídeos da discórdia.

O Poder Executivo de Timbó, por meio desta Nota Oficial, vem a público rechaçar o vídeo publicado no último fim de semana pelo deputado estadual, Laércio Schuster, em suas redes sociais. O Município de Timbó, por si só, preza pela boa relação política, mas não vai aceitar que usem informações falsas ou distorcidas que desafiam o bom senso popular, com o único objetivo de promoção pessoal. Tais manifestações ainda agridem a legitimidade da impessoalidade, da moralidade e da transparência na vida pública.

O deputado produziu Fake News, por exemplo, quando disse que o projeto da ponte que vai ligar os bairros Capitais e Nações foi elaborado no seu governo, quando era prefeito. A verdade é que este projeto para a construção dessa ponte foi elaborado no governo do ex-prefeito Waldir Ladehoff. O deputado, por sua vez, jamais se interessou em procurar a atual administração municipal para conversar acerca do assunto. Neste momento, inclusive, a administração municipal segue com o projeto desta nova ponte em andamento, comprovando que o deputado está indiferente à realidade dos fatos.

Vale destacar que desde que assumiu a cadeira de deputado, Laércio Schuster nunca esteve visitando a Prefeitura de Timbó com o intuito de discutir a vinda de recursos, projetos e obras para a comunidade. Não mandou recursos nem para as obras de infraestrutura realizadas pela administração municipal, nem para as estruturas públicas de saúde de responsabilidade do Município.

O deputado ainda profere mais inverdades quando fala da Arena Multiuso do Complexo Esportivo de Timbó. É uma obra que já está em processo de licitação e tem SIM recursos do Governo do Estado, através da FESPORTE, que serão usados para a construção de toda a estrutura metálica, ao contrário do que ele disse.

A pavimentação da Rua Pomerode, com ligação à Rua Professor Alwin Laemmel e Rua Pomeranos é uma obra que foi tocada pela atual administração municipal desde a obtenção de recursos até sua realização. A participação do deputado nesta obra foi no projeto inicial, o qual o encaminhou à Brasília, mas que na época não obteve sucesso. Por isso, o atual governo municipal teve que realizar todo o processo novamente, inclusive a busca por recursos, sem qualquer cooperação direta ou indireta do deputado.

A pavimentação da Rua Silésia, também citada no vídeo pelo deputado, já está na fase do projeto executivo, e estão sendo SIM pleiteados recursos junto ao Governo do Estado para a sua execução.

Associação Renal Vida e o Hospital e Maternidade Oase, também citados pelo deputado, lutam junto com a administração municipal para angariar recursos para a construção de um novo prédio. A população também ajuda através da Campanha do IPTU, doando o desconto do pagamento à vista ao hospital, criticada pelo deputado, que foi a favor de acabar com a campanha neste ano por causa da pandemia.

O executivo municipal e a administração do Hospital Oase também já estiveram em duas oportunidades reunidos com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para justamente angariar recursos, sem qualquer interferência do deputado com o intuito de ajudar.

É lamentável que as famílias timboenses sejam submetidas a este tipo de discurso. Reafirmamos que a atual administração municipal luta dia a dia para que as obras necessárias possam ser realizadas, e a qualidade de vida da população timboense seja cada vez mais satisfatória. Incansavelmente, este trabalho irá continuar.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*