A melhora nos índices da pandemia no Brasil tem estimulado governadores e prefeitos a debaterem a a flexibilização do uso de máscaras. Em SC, o Governo anuncia que estuda a publicação de um decreto neste sentido, a partir de regras que estão sendo elaboradas e deverão ser levados em conta, principalmente, os índices de vacinação.
Segundo o Governo, o decreto somente será editado se for revogada a Lei Federal nº 14.019/2020, que obriga o uso do equipamento de proteção em todo o território nacional, tanto em ambientes fechados quanto abertos.
“Compreendemos que estamos em um novo momento de enfrentamento à pandemia. O uso de máscaras mostrou sua eficácia. Com a o avanço da vacinação e com nossa população cada vez mais protegida, porém, percebemos que a flexibilização seja possível”, afirmou o secretario de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Santa Catarina é o segundo estado no ranking de vacinação do país: 76,51% de sua população receberam pelo menos uma dose da vacina e 57,72% têm o esquema vacinal completo. O estado se aproxima da marca de 10 milhões de vacinas aplicadas, sendo que, dessas, 239.762 são doses de reforço.
Na semana passada, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSDB) anunciou o fim da obrigatoriedade, mas a Justiça atendeu um pedido do MP e suspendeu a determinação municipal.
Seja o primeiro a comentar