A Prefeitura de Blumenau comemora a aprovação do Programa de Investimentos junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, no último dia 25. Serão destinados U$62,5 milhões para obras de mobilidade urbana e saneamento, sendo U$50 milhões oriundos do fundo e U$12,5 milhões de contrapartida do município.
Nesta sexta-feira, em uma transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) detalhou as obras previstas. no que chama de “um dos maiores pacotes de obras e investimentos da história de Blumenau.”
Uma das obras previstas é a implantação do Corredor Norte, com mais de 13 quilômetros de extensão em melhorias, iniciando no final da Rua 2 de Setembro, incluindo o prolongamento da Rua São Valentim, seguindo pela reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann, passando pela base da Polícia Militar Rodoviária, até a Rua Rio Bonito. As obras integrarão o sistema viário da Região Norte ao Centro, proporcionando vias mais seguras e acessíveis, melhorando a mobilidade e reduzindo o tempo de deslocamento.
Está prevista também a reforma e ampliação da ETA II, tanto na estrutura de captação de água, quanto na estação de tratamento. Em funcionamento desde 1970, a ETA II abastece 70% da população de Blumenau. Com a revitalização, o objetivo é torná-la mais eficiente, além de aumentar sua capacidade de abastecimento frente à crescente demanda.
O Programa de Investimentos ainda percorrerá alguns trâmites até a assinatura do contrato. A proposta passará pela aprovação da diretoria do FONPLATA e, posteriormente, pela análise e aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Comissão de Assuntos Internacionais do Senado Federal. “Como se trata de uma operação internacional, necessitamos da garantia da União, bem como da validação da Fazenda Nacional para concluir o processo de contratação com o FONPLATA. Estimamos que no começo do segundo semestre de 2022 possamos assinar o contrato”, finaliza Hildebrandt.
Confira o que está previsto: Investimentos Fonplata
Seja o primeiro a comentar