A Câmara de Vereadores vai realizar nesta quinta-feira, 2, uma audiência pública para debater questões referentes à permanência do Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara, conhecido como AG do Badenfurt. A reunião terá início às 19 horas, no Plenário do Legislativo, e foi proposta pelo vereador Bruno Cunha (Cidadania) por meio do Requerimento Nº 1902, subscrito pelo vereador Adriano Pereira (PT) e aprovado pela maioria dos parlamentares.
O objetivo da audiência é discutir, junto com a comunidade, a possibilidade de permanência do AG no bairro, porque recentemente a Prefeitura divulgou a construção de um novo espaço para abrigar o AG Dr. Diogo Vergara, mas na Rua Victório Furlan, no bairro Salto do Norte.
Foram convidados o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), a vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB); o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, todos os vereadores, as lideranças comunitárias e representantes dos moradores do bairro Badenfurt.
O vereador Bruno Cunha disse que vinha acompanhando a situação e as justificativas da população para não aceitar a transferência do ambulatório, que agora vai ficar distante da comunidade 4,5 quilômetros. Ressaltou que a administração pública deve explicações àquela comunidade e assinalou que o AG do Badenfurt atende moradores dos bairros Salto do Norte, Passo Manso e Itoupavazinha.
“Durante a manifestação realizada pela comunidade do Badenfurt, vimos o sentimento de abandono e desrespeito. A administração pública precisa se explicar”, enfatiza o vereador Bruno Cunha.
A Prefeitura não concorda. Diz que a mudança da atual estrutura para o Salto do Norte atende a demanda da comunidade, que há cerca de quatro anos pleiteou a transferência de um terreno do Governo do Estado para o Município.
Afirma que as reuniões contaram com a presença do Presidente do Conselho Regional do Badenfurt, Wilson Barth, que foi um dos primeiros articuladores para oferecer uma estrutura maior e com mais qualidade aos moradores da região norte, já que a atual unidade está localizada em um terreno cedido pelo Governo do Estado, que não permite benfeitorias por parte da Prefeitura.
A Secretaria destaca ainda, que estuda a possibilidade de utilização do espaço que atualmente abriga o AG para a implantação de duas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).
Segundo o Município, a futura estrutura do AG representará um aumento de 233% em relação ao atual espaço. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, que vai beneficiar 15 mil usuários da região. O local será dividido para receber seis equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Ao todo, cerca de 80 servidores vão atuar no AG para atender a população.
O local também deverá oferecer atendimento odontológico. A estrutura vai contar com consultórios, salas de espera, medicação e procedimentos, de acolhimento, observação, curativo, farmácia e copa para os servidores. O espaço tem ainda rampa de acessibilidade e estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência física.
A audiência será transmitida ao vivo pela TVL, no canal 14 da NET, pelo YouTube e pelas redes sociais da Câmara.
Esse vereador que vá arrumar uma coisa para fazer, esse eh aqueles que é do contra para ser do contra, se agora toda vida que a prefeitura tiver que construir alguma estrutura para melhorar a condição de atendimento tiver que perguntar para todo mundo, não precisa ter prefeito! É claro o desconhecimento desse vereador para com a causa e quer aparecer, vai fiscalizar o executivo que é a sua função e apontar irregularidades que acredito que deve ocorrer.