O debate promovido pela RICTV Record neste dia 10, no começo da tarde, foi o melhor desta campanha, principalmente pela fórmula proposta e pela visibilidade de uma TV aberta, apesar do horário ruim de exibição, a partir das 13h10 de um sábado.
O modelo apresentado permitiu o embate direto, com perguntas bem formuladas e agudas, elaboradas pelo jornalismo da emissora, de cinco telespectadores e entre eles. Sempre com contraponto.
Os candidatos estavam concentrados e afiados.
Os temas centrais da cidade foram abordados, entendendo que não é possível falar de tudo em um programa de menos de duas horas. Transporte coletivo, creches, ponte do centro, transparência, segurança, saúde, saneamento básico, acessibilidade, lazer e cultura fizeram parte dos questionamentos.
A emoção começou já antes do programa ir ao ar. Arnaldo Zimmermann (PCdoB) chegou em cima do laço, no intervalo que antecedia a abertura, inviabilizando a condição técnica para a entrada do candidato ao estúdio .
Pela regra, teria que chegar pelo menos 20 minutos antes. Entrou apenas no segundo bloco.
Como não poderia ser diferente, Napoleão Bernardes (PSDB) foi a vidraça. É o prefeito, então, é o candidato que deve responder sobre a administração municipal. Tomou chumbo o tempo inteiro.
A situação do transporte coletivo apareceu em vários momentos. É o calcanhar de aquiles do projeto de reeleição tucano.
Como a ponte do Centro. Há quatro anos, Napoleão garantiu que sua proposta, apresentada durante a campanha eleitoral de 2012, era a melhor que a já aprovada pelo BID e debatida com a sociedade. Ganhou a eleição, mas não concretizou nem um canteiro de obras. Atribui o atraso a “polêmica” criada, mas garante ter agora o projeto completo para o traçado, com o binário da rua Argentina e Chile e além de acenar com a possibilidade de fazer a obra no lugar prometido durante a última campanha, mas com recursos do Governo Federal.
O tema creche veio a tona em um confronto direto entre os dois principais candidatos, Napoleão e Jean Kuhlmann (PSD). Este ponto merecerá uma outra postagem, em breve.
Quem saiu-se melhor neste debate ?
Ivan Naatz, do PDT. Ele é p**** louca muitas vezes, mas toca em pontos importantes e pertinentes para a sociedade de Blumenau. Fez isso durante o debate, desta vez sem apelar para coisas que não são sua praia.
Alguém saiu-se mal? Não.
Foi um espetáculo midiático. E todos candidatos cumpriram seu papel.
Ivan eh uma vergonha…
O melhor é o Jean. O Napo não conseguiu administrar a cidade, ele é incompetente!
Gostaria que os candidatos apresentassem por escrito tudo que estão prometendo verbalmente , informando quando ( datas) e como vão viabilizar recursos para tudo que estão prometendo . Façam por escrito , assinem e reconheçam a assinatura em cartório ., só assim para podermos acreditar no que falam .
Prometer é fácil , mas queremos algo maior, pois de promessas estamos cansados,
ja que em campanha todos apresentam soluções para todos os problemas , mas após eleitos começam com desculpas tipo : Queda de arrecadação , falta de repasse do governo estadual e federal, etc…etc….
Dizer que vai fazer ou fez , não faz diferença , precisamos de dados concretos .
Na ultima eleição o Napo fez por escrito, só não reconheceu em cartório, e dai tu achas que ele cumpriu o que prometeu?
Não…..então o que ele é?
Demagogo e mentiroso.