Olha, confesso que precisamos bater na madeira ao falar, afinal tem muita coisa que acaba encalacrada em Blumenau por motivos diversos. Mas o fato é que a cidade tem tudo para ganhar diversas opções de Lazer e Turismo no ano de 2022, em especial na região central.
A grande maioria das iniciativas será tocada pela iniciativa privada, a partir do programa de concessão da Prefeitura.
O primeiro espaço a ser entregue é a revitalização da Praça Dr. Blumenau, com uma previsão inicial de que em janeiro ou fevereiro seja entregue. O local contará com cafeteria e cervejaria, playground e novos banheiros públicos.
Na outra ponta da Rua XV de Novembro, foi aprovado neste final de ano o projeto para a construção da Praça da Estação, em frente à Prefeitura, com restaurante, cafeteria, loja, espaço de lazer e playground. A Macuca será totalmente revitalizada e a previsão de entrega é no aniversário de Blumenau.
Outra novidade é o Museu da Cerveja, na praça Hercílio Luz, conhecida como Biergarten. A aprovação do projeto atrasou e com isso a não há previsão para entrega da obra. O espaço será totalmente revitalizado, contará com lojinhas, uma choperia e até a construção de mirante.
Outra parceria com a iniciativa privada vai devolver para a cidade o espaço onde funcionou o antigo restaurante Frohsin, no Morro do Aipim. Até o final de 2022 um novo restaurante e casa de eventos vai estar disponível, sendo que uma parte do espaço – num dos locais mais bonitos da cidade – será público, com um mirante.
Li estes dias na coluna do Pedro Machado, no Santa, que em breven o espaço onde durante muito tempo funcionou a fábrica da Sulfabril, também haverá uma praça de lazer, administrada pela iniciativa privada.
E ainda, obra de responsabilidade da Prefeitura, a tão sonhada revitalização da Prainha está sendo feita. Como os trabalhos dependem do cronograma de liberação de recursos federais. Se andar dentro do planejamento, será inaugurada em 2022.
Recentemente, também na área central, foi entregue a reurbanização da Rua Curt Hering, que ficou muito bacana.
Duas pendências históricas ainda estão em compasso de espera. No dia 30 finalmente foi assinado convenio para a obra do Centro de Eventos, que já tem recursos estaduais garantidos, e a Prefeitura vai licitar a obra nos próximos dias, além do sonhado Mercado Público, cuja mais uma licitação deu deserta.
Seja o primeiro a comentar