Se tem uma coisa que Blumenau é referência para o país inteiro é na realização de transplante de órgãos. Pessoas de vários estados brasileiros vem para a cidade por conta da excelência nos procedimentos médicos.
Para reforçar a importância do doador, os hospitais Santa Isabel e Santo Antônio realizam nesta terça-feira, 27, uma série de ações no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Confira quais são no release enviado pela assessoria de imprensa do HSI.
HSI e HSA lançam campanha para comemorar o dia nacional do doador de órgãos: “O Amor do blumenauense pela vida é tradição”
Visando mobilizar a comunidade local, o Hospital Santa Isabel em conjunto com o Hospital Santo Antônio irá promover na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, uma ação coletiva em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Para popularizar a campanha, será realizado um “Mini Desfile” pela Rua XV de Novembro às 9h, onde além das equipes de cada hospital, estarão presentes, famílias de doadores de órgãos, transplantados e pacientes na fila de espera com seus respectivos familiares e amigos. Eles estarão desfilando em carros alegóricos utilizados durante a Oktoberfest, oferecidos como apoio pela Planetapéia, Bela Vista Country Club e Tabajara Tênis Club. Outra apoiadora da campanha é a Secretaria de Saúde de Blumenau que inclusive tornou a prefeitura da cidade iluminada de verde, cor símbolo da doação de órgãos, esperança para quem depende de um “sim” para viver.
Como mote da campanha foi escolhido: “O Amor do blumenauense pela vida é tradição” e para justificar a escolha do tema a Dra. Karine Becker Gerent, coordenadora da CIHDOOT do HSI comenta: “A gente quer que Blumenau seja conhecida também pela tradição de doar os órgãos, como uma das cidades que mais doa no Brasil. Por isso a ideia de mostrar na campanha pontos turísticos da cidade, relacionando a doação com o nosso povo. A gente quer homenagear os blumenauenses que amam a vida, por isso, apesar de toda a dor de uma perda, doaram os órgãos de seus entes queridos, o que acabou destacando Santa Catarina no cenário nacional. A ideia é estimular a doação de quem ainda tem dúvida e a gente acredita que essa campanha possa ter um papel importante nisso. ”
Um dos convidados para o desfile, Anderson Lessa Carneiro, que recebeu um novo coração aos 24 anos, afirma: “Através do transplante tive a oportunidade de dar sequência na vida, de ver minha “pequena” crescer, por isso sou muito grato a família que disse “sim” a doação. ”
Além desta ação, no dia do evento, no período da manhã, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, de ambos os hospitais, estarão concentrados na escadaria da Catedral distribuindo informativos e orientando a população sobre a importância em aderir a esta causa nobre, pois para ser um doador, não é preciso deixar nada por escrito, apenas avisar a família sobre o desejo.
Entretanto, se por um lado existe em Santa Catarina mais de 400 pessoas na fila de espera por um órgão, o estado bateu o recorde nacional de doações no primeiro semestre de 2016. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), foram 34,9 doadores para cada milhão de habitantes. Em 2015, o índice era de 30,6. A média nacional é de 16 doadores para cada milhão de habitantes, o que torna Santa Catarina com índices comparados à países europeus.
Este fato deve ser comemorado por toda a população de Blumenau e também de Santa Catarina, pois prova o quanto o povo é solidário, consciente e torna possível que muitas vidas sejam salvas e preservadas por meio deste gesto nobre de doar órgãos.
Fonte: Letícia Venera – Assessora de Comunicação HSI
Doação de orgãos , uma decisão tomada em vida para ajudar muitas vidas ….sou doador a mais de 20 anos , espero poder dar alegria a muitos quando chegar o momento .
Façamos uma campanha para doação , o Informe Blumenau pode ser a engrenagem inicial desta campanha .