Em reunião realizada ontem à tarde, na sede do Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau, foram definidos os últimos detalhes para a abertura do 14o. Festfolk, festival de danças folclóricas que retorna ao calendário cultural da cidade, após uma lacuna provocada pela carência de recursos e pela pandemia do Coronavírus.
Participaram do encontro o secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos; a presidente do Inarti e coordenadora do festival, Maria Teresinha Heimann; e Nelson Julio, integrante da equipe de produção executiva do evento.
A reunião de ontem tratou do detalhamento das logísticas de recepção e transporte dos grupos; segurança e limpeza dos locais de apresentação; produção de material gráfico para orientação às plateias; montagem e escalação das equipes de apoio; checagem dos equipamentos de som e luz já disponíveis e providências para a locação dos faltantes; além de detalhes relativos à decoração dos locais de apresentação e à divulgação do evento.
O 14º. Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau acontece entre os dias 21 e 24 de abril e a mostra oficial terá palco na Vila Germânica, além de mostras paralelas em espaços da Rua XV de Novembro, do Shopping Park Europeu e no bairro Vila Itoupava.
Para a mostra oficial, foram selecionados grupos de diversas cidades de Santa Catarina; além de representantes do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais, permitindo que o público tome conhecimento das manifestações artísticas mais puras e das diversas etnias que compõem a sociedade brasileira, e oferecendo uma oportunidade única de se conhecer a música, a dança e os trajes típicos de cada um desses grupos étnicos.
Nesta edição do Festfolk, estarão representadas 3 regiões brasileiras e 7 etnias: brasileira, afro-brasileira, alemã, italiana, polonesa, argentina e russa. Na próxima semana será divulgada a agenda final do evento, com os horários e locais de cada uma das apresentações.
A organização sugere que todos os participantes, convidados e plateia, apresentem a carteirinha de vacinação. Todas as medidas sanitárias e de prevenção à pandemia seriam seguidas rigorosamente, com aferição de temperatura e distribuição de álcool gel à entrada, uso de máscaras, além do respeito ao distanciamento entre as mesas e cadeiras.
Seja o primeiro a comentar