Dia Mundial da Água: Sistema de esgoto melhora em 88,3% a qualidade de rios em Blumenau

Em março, celebramos o Dia Mundial da Água (22/3), um recurso natural essencial à vida. Para comemorar, a BRK, que há quase 12 anos responde pelo Serviço Público de Esgotamento Sanitário de Blumenau (SC), divulga a melhora de 88,3% no Índice de Qualidade das Águas (IQA) em mananciais que já possuem, total ou parcialmente, a disponibilidade de coleta e tratamento do esgoto

O programa de análise nos córregos, ribeirões e rios do município, em parceria com o Senai, teve início em 2011, logo após o primeiro ano de atuação da concessionária. Naquele ano, a avaliação era realizada em apenas 10 pontos. Conforme o sistema foi sendo ampliado, o número de pontos avaliados também foi aumentando gradativamente.

Os resultados são atestados por meio de dados acompanhados no programa de análise de córregos e rios. Para calcular o índice, o Senai considera alguns parâmetros, como oxigênio, coliformes fecais, potencial hidrogeniônico, bioquímica de oxigênio, temperatura da água, nitrogênio, fósforo, turbidez e sólidos totais.

“A ampliação contínua do sistema de esgotamento em Blumenau garante que cerca de 20.000.000 de litros de esgoto deixem de ser despejados todos os dias em diversos córregos, ribeirões e no Rio Itajaí Açu. Em 2010, o município possuía aproximadamente 4% de cobertura de esgoto. Hoje, a disponibilidade de atendimento dos serviços expandiu para 21 dos 35 bairros, representando 47% da população”, explica Francisco Wessner, gerente operacional da BRK em Blumenau.

Outros benefícios do sistema de esgoto

Além da qualidade da água, os dados do Instituto Trata Brasil também classificam o saneamento básico essencial no combate à transmissão de várias doenças, resultando em conquistas como a economia de R$ 4 na saúde a cada R$ 1 investido em saneamento, a redução em até 7,3% de atraso escolar com o acesso à coleta de esgoto e água tratada. Já os trabalhadores que residem em moradias sem acesso ao saneamento básico recebem 52,4% a menos que aqueles que vivem em residências com acesso ao saneamento. Outros benefícios importantes também são alcançados, como por exemplo: residências com acesso à rede de esgoto têm valorização média de até 16,4% no valor dos imóveis e o acesso ao saneamento beneficia o meio ambiente, protegendo e recuperando a fauna e a flora próximas aos rios.

Fonte: Oficina das Palavras

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*