Câmara de Blumenau terá pela primeira vez um mandato coletivo

A figura do mandato coletivo ainda é pouco conhecida na política brasileira e agora chegará de forma efetiva a Blumenau, mesmo que provisoriamente na Câmara Municipal. É que o vereador Adriano Pereira (PT) vai se licenciar durante dois meses para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa e para seu lugar assume Roberto Morauer, que se inscreveu como Roberto Mandato Coletivo e recebeu 832 votos, ficando como segundo suplente do Partido dos Trabalhadores.

Roberto Morauer é militante nos movimentos sociais e políticos desde 1986, atua na área teatral e participa em diversas instâncias da construção de políticas públicas de Cultura, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau. Ele será a voz e voto do grupo nas sessões, que tem ainda Afonso Sávio,  sindicalista, comerciário, participa da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Blumenau; Cleide Terezinha de Oliveira – feminista, integrante da Marcha Mundial de Mulheres, Assistente Social, servidora pública municipal, atualmente diretora no SINTRASEB; Geise Soares – Estudante de Serviço Social na FURB, feminista, militante da Economia Solidária, cooperada na CooperTeia, atualmente conselheira no CEAES – Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária; Maria Luci Bittencourt, pedagoga, professora aposentada da FURB e Sandra Tolfo, feminista, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, professora de Sociologia.

A figura do mandato coletivo não existe na prática no regimento da Câmara. Apenas Morauer poderá usar a Tribuna, votar e participar de comissões. Mas a intenção é que todas as pautas e pronunciamentos sejam debatidos com antecedência entre o grupo.

É uma experiência interessante, que já existe em MG, SP e RS, mas acredito que ainda a política não está preparada para isso, ainda mais em Blumenau. Mas é preciso um primeiro e importante passo.

O vereador Adriano Pereira, que fez mais de oito mil votos para deputado em 2018, assumirá na vaga de Luciane Carminatti

 

2 Comentário

  1. Isso eh uma aberração, temos que eleger um representante e cobrar deste. Chega dessas ideias alternativas por isso que estamos nesse mundo do jeito que tá, a toda hora gente querendo inventar ideias sem pé nem cabeça

  2. Só piora …olhem quem participa desta “aberração” como dito pelo leitor Ralf .

    Mas no legislativo blumenauense nada mais nos surpreende , a qualidade desta legislatura é a pior dos últimos 20 anos .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*