Na reta final para o prazo de desincompatibilização, filiação ou troca de partido, uma mudança tem sido muito ventilada nos bastidores da política de Blumenau. O presidente da Câmara Municipal Egídio Beckhauser pode estar deixando o Republicanos e indo para o Podemos, partido do prefeito Mário Hildebrandt. E mais, trocaria sua pré-candidatura a deputado estadual para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Estou há dois dias tentando confirmar com Beckhauser, mas não consegui falar com ele. Mas confirmei que ele foi convidado, com um desenho do caminho para a vaga de deputado federal, considerado mais aberto para lideranças de Blumenau do que para Assembleia Legislativa, com vários pré-candidatos colocados até agora.
O Podemos de Blumenau está sem nome para federal desde que outro Egídio, o delegado Egídio Ferrari, deixou a sigla semana passada para ir ao PTB ser candidato a deputado estadual. Caso filie Beckhauser, será uma espécie de candidato “oficial” do prefeito Mário, em dobradinha com o ex-secretário de Comunicação André Espezim, pré-candidato a Assembleia Legislativa.
Para fazer a troca, além de estar convencido da viabilidade, o presidente da Câmara precisa da anuência do Republicanos, sob pena de perder seu mandato que já está ameaçado por conta da decisão do TRE de supostas candidaturas laranjas na chapa que o elegeu.
Nesta quarta-feira, em Florianópolis, Egídio Beckhauser participou de parte do encontro do prefeito Mário Hildebrandt com o governador Carlos Moisés, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos, o que nos faz imaginar que o partido não será problema na tomada de decisão.
Jamais será ….