O médico e vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) assumiu o comando da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), no lugar do diretor-geral Oscar Rautenberg que estava acumulando a função. Lanzarin é formado pela Universidade Federal de Santa Maria e há mais de mais de 20 anos atua como médico do Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo secretário da Semus iniciou a carreira de médico na rede municipal de saúde e anos depois assumiu a diretoria da atenção básica. Foi Secretário de Saúde de 2009 a 2012, quando implementou diversas melhorias. Em sua gestão coordenou a criação do Pronto. Sistema de prontuário eletrônico que permite o histórico de atendimentos do paciente seja acessado em qualquer unidade de saúde quando precisar de atendimento. A ferramenta é considerada modelo para vários municípios e foi um diferencial durante a pandemia de Coronavírus.
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ressalta a importância da chegada do novo secretário. “Fomos colegas de colegiado quando eu estava Secretário de Assistência Social em 2008, sei da sua capacidade técnica e tenho certeza que dará sequência ao trabalho feito até então na saúde do Município. Agora, com certeza o principal desafio está na luta contra a dengue. Cuidar das pessoas segue sendo nossa principal missão e tenho certeza que o Marcelo nos auxiliará nisso”, afirma.
Marcelo Lanzarin destaca a importância de estar secretário em um novo momento. “Retorno após 10 anos, quando estive à frente da Secretaria de Saúde. Neste período acompanhei de perto os trabalhos atuando como vereador, onde a Saúde esteve entre as principais pautas de mandato. Agora, o momento requer atenção e ações para combater o mosquito Aedes Aegypti no município. Tenho certeza que, assim como a Covid-19, Blumenau junto com os profissionais de saúde e a população, vai superar o momento difícil”, ressalta a necessidade de cooperação das pessoas para eliminar os focos do mosquito.
A cerimônia de posse do novo secretário de Saúde ocorrerá no dia 18 de abril, em uma solenidade juntamente com outras nomeações no colegiado.
Foi eleito para o cargo de vereador, deveria cumprir seu mandato , mas possivelmente seus eleitores não sentirão a falta na vereança .
Dr. Marcelo, boa tarde!
Moro no Progresso, Bruno Schreiber e faço parte do conselho do ESF ARTHUR RIEDEL.
Gostaria de saber se o Sr. está sabendo da real situação dos nossos postos de saúde.
Simplesmente não temos médico, não temos vacinadora e não temos enfermeira chefe.
Daí vem a pergunta.
Pra q ter posto de saúde?