Sim, em Florianópolis e Joinville. O Ibope fez uma rodada inicial neste segundo turno avaliando a intenção de votos nas duas maiores cidades catarinenses, contratada pelos veículos do Grupo RBS (ou NC, como queiram). Mais uma vez Blumenau ficou de fora.
A informação que vem do Grupo é de que a orientação é de fazer pesquisa apenas em cidades com população acima de 400 mil pessoas.
Havia em Blumenau uma pesquisa para o segundo turno já registrada por um tal de Instituto Vérita, de Minas Gerais. O custo protocolado na Justiça Eleitoral é de R$ 32 mil. Na verdade os mineiros tentaram vender a pesquisa para as duas candidaturas, mas pelo jeito não deu certo. Os coordenadores das duas campanhas confirmaram a prospecção por parte de representantes do Vérita, mas não se interessaram.
Era quem poderia comprar.
Sem Ibope/RBS, fica a dúvida para saber se a RICTV Record Blumenau divulgará uma nova pesquisa Mapa, que tanta polêmica causou no primeiro turno. Foi um desgaste para o grupo, aqui e na capital, onde não chegou inclusive a ser publicada.
Para quem gosta de pesquisa então, reproduzo os números do Ibope para Joinville e Florianópolis, publicados no Diário Catarinense.
Florianópolis
53% Gean Loureiro (PMDB)
26% Ângela Amim (PP)
16% Branco/Nulo
5% Não sabe/Não respondeu
Joinville
47% Udo Döhler (PMDB)
41% Darci de Mattos (PSD)
10% Branco/Nulos
2% Não sabe/Não respondeu
Confúcio disse: se você agir com lealdade e ética, poderá não modificar o mundo, mas uma coisa é certa: HAVERÁ na TERRA um Canalha a MENOS!
Nunca reeleja político, pois no primeiro mandato ele dará o sangue… No seguinte, relaxará nas nossas costas. Por favor, por favor, sem trocadilhos, rsrsrsrsrs…