Estadualização, o plano B para a FURB

Foto: FURB

Em recente visita ao governador Carlos Moises (Republicanos), o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos) disse que a retomada do debate para federalizar a FURB foi um dos assuntos na pauta. O prefeito passou o estágio das conversas que vem sendo travadas pela Reitora Márcia Sardá e outras lideranças da universidade junto ao Ministério da Educação. Ainda segundo Hildebrandt, o governador teria dito que vai pedir um estudo de viabilidade da possibilidade de estadualização da FURB, caso as tratativas com o Governo Federal não avancem.

Conversei com a reitora Márcia Sardá, que reconhece a possibilidade da estadualização, mas entende que as conversas com os técnicos do Ministério da Educação estão sendo muito produtivas. Afirmou que na última sexta-feira a estrutura da universidade foi apresentada para eles, com uma boa reciprocidade, e que o próximo passo é convencer o ministro da Educação e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ela está animada. “Quem assumir vai encontrar uma Universidade pronta”, diz a Reitora.

Tornar a FURB uma Universidade Pública de fato, no sentido de não cobrar mensalidades dos alunos, é um desafio e uma necessidade para Blumenau e região. A Federalização voltou ao debate neste ano eleitoral, assim como a estadualização é uma nova porta aberta.

O senador Jorginho Mello (PL), que tem intermediado as conversas é pré-candidato ao governador, assim como Carlos Moisés pré-candidato à reeleição. Tomara que não seja promessa de político.

3 Comentário

  1. Nunca serão jamais serão com esses representantes baba ovo que temos!

  2. O problema são os altíssimos salários e aposentadorias lá existentes …

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*