Na reta final deste segundo turno, um peemedebista graúdo apareceu ao lado do candidato da aliança apoiada pelo seu partido em Blumenau, no caso Napoleão Bernardes (PSDB). Eduardo Pinho Moreira, vice-governador de Raimundo Colombo (PSD), esteve neste sábado na cidade acompanhando a visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB).
As duas principais lideranças locais do PMDB hoje não estavam no evento de reta final da campanha. Pouco participaram até agora e pouco participarão. O presidente da Comissão Provisória Municipal, Ericsson Luef, e o reitor João Natel, não são vistos na campanha tucana, enfiada goela abaixo pela executiva estadual.
Natel defende claramente a renovação na Prefeitura. Já Ericsson deve confirmar o apoio ao atual prefeito.
São duas figuras centrais em um projeto político eleitoral do PMDB para 2018. O empresário trabalha forte alicerçando apoios já agora. O reitor espera para ver que acontece, ele que não esconde um certo desconforto com este meio político.
Em outubro completa um ano que houve intervenção no comando do PMDB na cidade. A comissão provisória municipal foi renovada por mais tempo, com os dois nomes e outras três pessoas.
No começo a renovação partidária chamava-se Natel e depois Ericsson. Mas o partido ficou onde estava, com o PSDB.
E o Paulo França, secretário municipal de Obras, presidente do PMDB de Blumenau por quase duas décadas ? Bom, ele não faz parte da pauta para o futuro do partido, pelo menos das atuais lideranças. Mas é possível descartá-lo?
Balaio de gatos…