Os moradores de Blumenau passam a contar com uma base nova do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A nova estrutura que será entregue pela Prefeitura de Blumenau nesta quarta-feira, dia 3, às 9h, está localizada na Rua Wilhelm Schellwort – uma transversal da Rua Bahia – no bairro Salto Weissbach.
A nova base do Samu vai contar com duas ambulâncias e oito equipes distribuídas em diferentes turnos. A ideia é que o serviço que antes estava junto à base do Corpo de Bombeiros Militar na região Norte, agora tenha uma estrutura própria. O novo prédio possui mais de 300m² e conta com salas de alojamento, descanso, copa, sala de medicamentos, almoxarifado, administração, esterilização e sala de higienização. Foram investidos R$ 337.216,92 em recursos próprios do município.
O Prefeito Mário Hildebrandt reforça a importância da entrega. “Seguimos trabalhando para descentralizar serviços e ampliar o atendimento à população. A nova base do Samu permite que o serviço tenha uma estrutura própria e não precise mais dividir espaço com o Corpo de Bombeiros Militar”, afirma.
A outra base do Samu em Blumenau continua instalada na Rua Progresso, no bairro Garcia. No fim de 2021, o município entregou duas novas ambulâncias para o Samu atender a população. Na época, foram investidos mais de R$ 600 mil – com verbas do município e do Estado.
O Samu
O Serviço é fruto de uma pactuação tripartite que envolve União, Estados e municípios, o Samu tem como objetivo o atendimento pré-hospitalar rápido às vítimas de casos de urgência ou emergência, oferecendo todos os recursos para possibilitar a assistência e, caso necessário, a transferência dos pacientes para uma unidade de saúde. O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo telefone 192.
Todas as ligações são direcionadas para a Central de Regulação, onde um médico, auxiliado por técnicos, faz a triagem e a classificação dos casos. O tipo de resposta ao atendimento depende da gravidade da situação e é adaptado a cada necessidade, podendo ocorrer mediante orientação por telefone ou envio de unidades móveis.
Seja o primeiro a comentar