A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.
Os acumulados podem variar entre 100 e 200 mm em parte do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale e Médio do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Sul e Litoral Norte, os acumulados podem ultrapassar essa marca. Há risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
A atuação do ciclone provoca também ventos com velocidade média de 35 km/h e rajadas que podem variar entre os 70 e 100 km/h. “Entre a tarde e noite de quarta, 10, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h nas regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte”, destaca a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro. “Há risco de ressaca em todo o Litoral até a quarta-feira, com ondulação leste-sudeste e picos de até seis metros”.
Inundações
Devido à previsão de chuva intensa, aliado à precipitação já registrada no último fim de semana, há a possibilidade dos principais rios atingirem níveis de atenção para inundações.
A Gerência de Monitoramento Hidrológico da Defesa Civil emitiu nota alertando que são esperados os maiores volumes (100 a 200mm) para as bacias nas regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, podendo ocorrer cheias intensificadas nas áreas costeiras por efeito da maré.
“As demais áreas do estado apresentam níveis de observação, com destaque para a região da bacia hidrográfica do rio Uruguai, principalmente no Planalto Sul. Contudo, destaca-se a possibilidade de inundações pontuais em praticamente todas as bacias do estado, sobretudo em córregos, arroios e pequenos rios, em função de chuvas volumosas em curtos intervalos de tempo”, destaca Dyeson Pelinson, gerente de monitoramento hidrológico da Defesa Civil.
Cuidados
– Em caso de chuva volumosa e persistente, não dirigir em locais alagados, evitar contato com água e ficar atento a movimentos de terra e inclinação de postes e árvores.
– Em caso de vendaval, buscar local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
– Evitar atividades de navegação, pesca e esportes náuticos, ficar atento a estruturas vulneráveis e erosão costeira.
Seja o primeiro a comentar