Nesta terça e quarta-feira acontece eleição para vereadores de Blumenau. Não, não enlouquecemos, é para os vereadores mirins. A votação acontecerá das 8h às 16h, nas dependências das 24 escolas (publicas e privadas) participantes.
111 candidatos estão inscritos e podem receber os votos dos alunos que cursam entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Quem organiza a eleição é a Câmara Municipal, que disponibilizará um sistema eletrônico de votação e atas eleitorais. Em contrapartida, as unidades escolares deverão disponibilizar um computador, no qual serão instalados o sistema de votação.
Ainda na data das eleições, a escola deverá formar a Mesa de Votação, composta por um presidente e dois mesários. O presidente poderá ser um professor ou coordenador. Também será composta por um aluno e um servidor que serão os mesários. Todos serão escolhidos pela unidade escolar, exceto os servidores que serão indicados pela Câmara e ficarão responsáveis pelo sistema de controle de votação.
A agilidade da votação oficial não se reflete para os jovens. O resultado deve ser conhecido até as 14 horas do dia 16 de novembro, no site oficial da Câmara de Vereadores.
Os eleitos serão diplomados em dezembro de 2016, no plenário do Poder Legislativo blumenauense, e o mandato se estenderá até 31 de dezembro de 2017.
A escolha dos vereadores mirins segue alguns critérios, com base no índice de comparecimento às urnas no dia da eleição. As escolas participantes também estão divididas em três grupos, para que seja estabelecida proporcionalidade na representação dos alunos no município. Os educandários que, em cada um dos três grupos, obtiverem os maiores índices de comparecimento, obterão uma vaga na Câmara Mirim.
Mais informações você confere aqui.
Seja o primeiro a comentar