Santa Catarina atinge o maior nível de emprego já alcançado por um estado brasileiro

Foto: Renan Medeiros/Arquivo/Secom

Santa Catarina bateu um recorde nacional no emprego: o estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada, um nível nunca antes alcançado por um estado brasileiro. Considerando apenas a população que faz parte da força de trabalho, o nível de ocupação é de 96,1%. A taxa de desemprego, que reduziu para 3,9%, continua a menor do Brasil. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 12, referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do segundo trimestre de 2022.

A taxa de desemprego catarinense é menos da metade da nacional, que fechou em 9,3%. Um dos principais destaques de Santa Catarina é o menor desemprego entre jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos, a desocupação é de 5,1%, quando na maioria dos estados a taxa passa de 13%.

Também é de Santa Catarina o maior percentual de formalidade do Brasil. Dos empregados no setor privado, 87,4% têm carteira assinada, à frente de São Paulo (81%) e Paraná (80,9%) – no Brasil, são 73,3%.

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham no levantamento, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Fonte: Governo SC

4 Comentário

  1. Os estados governados pelo PT ( esquerda) tem os piores índices EM TUDO , Esses estados são PTistas, já Santa Catarina que é o melhor estado do Brasil é 82% Bolsonaro… Nós somos burros e eles inteligentes? Ahhhhhh tá kkkkkkkkkkkk

  2. O Governo de Santa Catarina estava alinhado ao Governo Federal até o dia em que Boll$onaro demitiu Moro. Tentaram humilhar o governador catarinense porque era a favor de seguir a ciência em relação a Covid e ele foi acusado de roubar dinheiro de respiradores. No fim o governador voltou e aí está o resultado. Não seguiu o boll$onarismo e é por essa razão que tem se destacado.

    Santa Catarina foi um dos estados que respeitou o fique em casa e TEM O MENOR ÍNDICE de mortalidade por Covid do Brasil e tem também o menor índice de ICMS sobre o diesel DO PAÍS (12%), além de que mantém o menor índice de desemprego brasileiro (3,9%); O governo federal ficou lá imitando doente de Covid em agonia e negou vacinas, além de ficar fazendo propaganda de medicamentos e tratamentos impróprios para a pandemia.

    Santa Catarina não tem Messias, tem Moisés!

  3. Santa Catarina não tem mais Moisés. Estou aguardando esclarecimento dos respiradores e do avião e helicóptero usado para deslocamento pessoal.

  4. O indivíduo fez uma salada mista aos moldes das músicas infantis “uva, pera, maça, salada mista, o que tem a ver a reportagem sobre o emprego em SC com Moro, Moisés, covid, respiradores, etc? afinal, o Moro pediu prá sair e o que tem o Presidente com isso? O fica em casa foi o responsável pelos empregos em SC? O Estado de SC tem se destacado nos empregos porque não seguiu o bolsonarismo? Não entendi foi nada. só faltou dizer que o ex-Presidente foi o responsável pelos empregos em SC

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*