Assim como 2018, Blumenau terá três nomes em chapas majoritárias na disputa ao Governo de SC. Dois candidatos a governador e um a vice-governador. Há quatro anos, foi um candidato ao Governo e dois a vice: João Paulo Kleinübing e Napoleão Bernardes.
Décio Lima (PT), é o único que permanece no mesmo partido e volta a ser candidato ao Governo. Fez pouco mais de 460 mil votos na última disputa, ficando em quarto lugar.
Odair Tramontin, do Novo, concorrerá pela primeira vez ao Governo – será sua segunda eleição como candidato – e sua votação é uma incógnita.
O terceiro candidato de Blumenau é o ex-senador Dalirio Beber (PSDB), vice na chapa de Esperidião Amin. Dalirio não participa de eleição desde o final da década de 1990, a não ser quando foi suplente de Luiz Henrique da Silveira, virando senador com a morte dele.
São três nomes de perfis ideológicos diferentes, mas com currículos para apresentar. Será que cairão no gosto do eleitor de Blumenau?
E, 2018, o desconhecido Moisés, do sul do estado, desbancou os três ex-prefeitos de Blumenau no primeiro e segundo turno, mas surfando na onda 17 de Bolsonaro.
Será que pode se repetir?
Décio …Jamais
Uma certeza eu tenho, o Moises não irá repetir o feito de 2018. Agora quanto ao Décio Lima, é apenas um cabo eleitoral do Lula (sua fala é 99% em nome do ex-presidiário)… Dalírio, como a matéria trás, está 30 anos sem disputar uma campanha e junto com o Amin, representam literalmente o “velho” jeito de fazer política. Tramontin pra mim é o único com credenciais, de uma vida ilibada, servidor público, com experiência e pulso firme para fazer uma gestão profissional e não politiqueira, como até então estávamos acostumados. É esperar para ver o resultado em 2 de outubro.