Blumenau será a sede dos Jogos da Juventude 2024. O anúncio oficial foi feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), neste sábado, 3, durante a cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude de 2022, em Aracaju, no Sergipe.
Em 2019 Blumenau foi sede da maior edição dos Jogos da Juventude organizado pelo COB, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina. Agora, a cidade volta a sediar as competições que reúnem anualmente mais de 4.500 jovens atletas de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.
O prefeito Mário Hildebrandt comemora a decisão do COB. “Uma notícia que nos enche de orgulho. O esporte de base em Blumenau sempre foi uma referência e poder ofertar a estrutura e os equipamentos para sediar os Jogos da Juventude mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo o esporte, a promoção da saúde e também a economia e o turismo que um evento esportivo desse porte representa”, destaca.
O investimento do COB na cidade que sedia os Jogos da Juventude gira em torno de R$ 9 milhões, contratando cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, e mais de 80 mil litros de combustível, aquecendo a economia local, fomentando o turismo e dando visibilidade nacional e internacional para o município sede.
Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, destaca que a escolha de Blumenau se baseou em dados técnicos submetidos ao longo do processo de candidatura. “As instalações esportivas foram incrementadas. Recentemente a Prefeitura de Blumenau adquiriu toda a estrutura do Sesi na cidade. Então agora nós temos à disposição na mesma cidade uma piscina de 50 metros, uma pista de atletismo oficial – coisa que em 2019 não havia. Eles estão muito animados em receber os Jogos novamente e o Comitê Olímpico do Brasil acredita que fez uma excelente escolha”, afirma.
Os Jogos da Juventude
O evento multiesportivo organizado pela Área de Desenvolvimento Esportivo do COB tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Ao todo, 16 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Para assegurarem sua presença no evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.
Fonte: PMB
Be the first to comment