Consumidor terá 12 cervejarias do Vale da Cerveja na Oktoberfest em 2022

Foto: divulgação

A Oktoberfest possibilitará aos visitantes uma experiência cervejeira única em diversidade e regionalidade em 2022. Um novo edital confirmou mais cinco cervejarias artesanais na festa, compartilhando um dos pontos comerciais do setor 3 do Parque Vila Germânica. Agora, 12 marcas do Vale da Cerveja estarão disponíveis para os visitantes na programação que vai de 5 a 23 de outubro de 2022.

Nesta sexta-feira, dia 9, foi feita a abertura de propostas do edital para exploração de cerveja artesanal no Parque Vila Germânica, exclusivamente para cervejarias com capacidade produtiva inferior a 25 mil litros. O vencedor foi um consórcio formado por cinco microcervejarias da região, que irão explorar um dos pontos no Setor 3.

Com esta definição, a Oktoberfest terá um número recorde de cervejarias artesanais. Além do consórcio, formado por três cervejarias de Blumenau, Balbúrdia, Oma’s Haus e Segredos do Malte e duas de Timbó, a Berghain e a Borck, a 37ª Oktoberfest terá ainda as seguintes marcas artesanais produzidas na região do Vale Europeu: Wunder Bier; Scholer’s Bier; Cervejaria Blumenau; Bierland, Glasvoll Bier; Holzbier (antiga Hersing de Timbó) e a Schornstein.

A festa ainda tem a Ambev, como cervejaria oficial e terá a Spaten como protagonista.

Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, é um cenário de comemoração e mais do que isso, de políticas públicas com foco no empreendedorismo. “Além da Ambev, que é a cervejaria oficial e das demais artesanais, Blumenau, como a Capital Brasileira da Cerveja não poderia deixar de abrir espaço para as cervejarias da região, que tanto trabalham para o crescimento do setor cervejeiro”, destaca.

Diferentemente do que acontece com as demais cervejarias, para esse grupo de microcervejarias será cobrados um percentual menor das vendas, 8,5%. Destes 7,5% serão destinados para a festa e 1% para o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). “Além da oportunidade dessas cervejarias participarem da maior festa alemã das Américas, com este movimento estaremos beneficiando o público que terá mais opções para consumo”, aponta o prefeito Mário Hildebrandt.

Valmir Zanetti, presidente da associação que reúne as cervejarias, comenta que este é um momento muito importante para o setor. “Levarmos ao consumidor a diversidade que o Vale da Cerveja tem para o maior evento realizado na cidade é fundamental para nos estabelecermos como um destino turístico para os apreciadores. E mais do que isso: para mostrarmos que as cervejarias regionais têm qualidade para conquistar o consumidor”, afirma.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Vale da Cerveja, as marcas da região superam 1 milhão de litros ao mês de produção da bebida. No índice por habitante, significa que a região produz 10 vezes mais cerveja do que a média nacional. Só as marcas associadas superam os 40 estilos diferentes, em mais de 110 rótulos.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*