Rede pública de ensino Blumenau eleva nota no Ideb 2021

Foto: PMB

Apesar dos desafios impostos pela pandemia nos últimos dois anos, Blumenau conseguiu avançar significativamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em relação a 2019. Os resultados da avaliação nacional foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira, dia 16. A nota da rede municipal de ensino de Blumenau aumentou de 6,4 para 6,8 nos anos iniciais e de 5,2 para 5,8 nos anos finais.

As escolas bilíngues Fernando Ostermann e Enrich Klabunde tiveram as melhores pontuações nas séries iniciais e a Machado de Assis e Nemésia Margarida nas séries finais entre as da rede pública municipal.

Interessante é perceber que as duas primeira escolas que se transformaram bilíngues se tornaram destaque no ensino, elevando seus indices.

Já a média geral de toda a rede pública de ensino de Blumenau, que abrange escolas municipais e estaduais, gerou o índice de 6,6 nos anos iniciais e de 5,3 nos anos finais. Antes da pandemia a média era de 6,2 para anos iniciais e 4,9 nos finais.

Para a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, os números refletem uma atuação bem-sucedida de toda a gestão desenvolvida durante os anos de pandemia. “Assim como nossas ações de prevenção e combate ao coronavírus, as ferramentas adotadas por Blumenau para o ensino remoto também foram destaque e hoje vemos a eficiência das decisões que foram tomadas naquele período. Esse resultado reflete o esforço da gestão municipal, bem como dos profissionais da educação de Blumenau, que atuaram na ponta, diretamente com as famílias e os alunos”.

O IDEB é obtido por meio do produto dos índices de aprovação com notas obtidas pelos estudantes de 5º e 9º anos na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que avalia o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, tanto dos anos iniciais, como finais e do Ensino Médio.

Blumenau também ficou acima da média nacional e estadual tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais. Para os anos iniciais, a média do IDEB no país foi de 5,8, enquanto a de Santa Catarina foi de 6,5. Já nos anos finais, a média ficou em 5,1 no Brasil e em 5,3 em Santa Catarina.

A Secretária Municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, participou da cerimônia de divulgação dos resultados do IDEB em Brasília, que foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube do MEC. “Estimávamos que levaríamos pelo menos três anos para recuperar as perdas provocadas pela pandemia. No entanto, esses índices nos mostram que o trabalho conjunto da equipe da Secretaria Municipal de Educação com os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores foi positivo. Esse resultado é reflexo da implementação do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, das formações continuadas e assessoramento aos professores, do movimento de planejamento coletivo e da busca ativa dos estudantes. Agora precisamos olhar para esses dados como ferramenta para continuarmos avançando na qualidade da formação que é oferecida aos nossos alunos”.

O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para avaliar a educação básica em todo o país. O levantamento é executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos. Todos os resultados podem ser conferidos na página do instituto.

Fonte: da redação  com informações PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*