Trapamédicos e Hemosc se unem na Semana De Doação de Sangue 2016

Neste ano o evento acontece de 21 a 26 de novembro e tem como tema “Quem doa sangue doa sonhos”. Os doutores em besteirologia estarão na unidade de Blumenau para interagir com os participantes e divulgar a ação

Um gesto que pode salvar vidas e que dá continuidade aos sonhos de outras pessoas. É assim que o Hemosc define as doações de sangue que recebe diariamente em Blumenau (SC). Há seis anos a instituição acompanha de perto casos de pacientes da região que conseguiram concluir ou dar andamento a tratamentos graças aos doadores.

Em novembro e entidade se une aos Trapamédicos e realiza nos dias 21 a 26 a Semana de Doação de Sangue. O tema de 2016 é “Que doa sangue doa sonhos”. Durante os dias da campanha, os doutores em besteirologia estarão no Hemosc para incentivar os participantes e interagir com quem decidir realizar o gesto.

“No fim do ano muitas pessoas entram em férias e o movimento acaba caindo. É uma época em que o estoque sanguíneo fica baixo. Nosso objetivo é usar a campanha para garantir o abastecimento e também mostrar que doar sangue é uma atitude rápida e indolor, que muda a vida de muita gente”, explica Crislaine Ebel Godoz, do setor de captação do Hemosc .

Este não é o primeiro ano que a ONG Trapamédicos abraça a causa. “Já participamos em outras ocasiões, no dia D da campanha, mas acreditamos que podemos fazer mais. Vamos usar nossas redes sociais e apoiadores para divulgarmos essa ação tão nobre”, enfatiza Ewerton Civiero, voluntário da ONG.

trapamedicos_2Campanha conta casos reais

Os sonhos que puderam ser realizados e as vidas que continuam graças à doação de sangue serão exaltados pela campanha. Nas redes sociais será possível acompanhar casos reais de quem passou por momentos delicados em relação à saúde e conseguiram sobreviver.

Entre os personagens da campanha está Jair da Silva, de 46 anos. No dia 5 de outubro, enquanto ia para o trabalho, sofreu um grave acidente. Um adolescente de 15 anos realizava manobras perigosas de moto quando o acertou em sua motocicleta. Ele ficou gravemente ferido. “Fui projetado a uma distância de nove metros, tive lesões no pulmão, fígado, rins, quebrei o braço e o rosto e precisei de sangue. Sou doador e nunca imaginei que precisaria também. Agora estou me recuperando e graças à ajuda das pessoas que doam sangue vou poder correr atrás do meu sonho que é me aposentar e morar na praia, para pescar todos os dias”, relata.

trapamedicos_1Como doar?

Para ser um doador de sangue, basta procurar o Hemosc de Blumenau e preencher o cadastro da entidade. Se as condições de saúde do interessado estiverem de acordo com as recomendações, a retirada é feita na hora. Todo o processo – do cadastro à finalização – leva em torno de 55 minutos.

O Hemosc fica localizado na Rua Theodoro Holtrup, 40, bairro Vila Nova. O atendimento acontece das 7h15min às 18h30min de segunda a sexta-feira e das 8h15min às 11h nos sábados.

Sobre os Trapamédicos

Doutores em besteirologia que buscam transformar a rotina de quem está em tratamento. É assim que trabalham os voluntários do Trapamédicos, organização sem fins lucrativos que há uma década atua em Blumenau (SC). Os palhaços de hospital levam semanalmente um clima de descontração para os pacientes que visitam e alertam: eles não querem fazer rir, mas deixar o dia a dia de quem passa por situações difíceis um pouco melhor e mais leve. Em 2013 o projeto ganhou uma vertical: o Trapapets, em que os cães dos voluntários são treinados para realizarem visitas a asilos e também à Ala Psiquiátrica do Hospital Santa Catarina.

Fonte: Sabrina Hoffmann | Melz Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*