Mutirão recolhe resíduos e alerta para preservação do Rio Itajaí-Açu

Foto: Kako Waldrich

Sofá, televisão, malas, móveis, travesseiros, colchão, pneus e até um para-choque de carro e a base de uma cama. Esses foram alguns dos objetos recolhidos neste sábado por voluntários que atuaram na limpeza de margens e cursos d´água em Blumenau. O movimento “Nosso Rio”, marca a semana da água na cidade.

“A gente se surpreende cada vez que vê a quantidade de lixo que está no rio. Coisa que não aparece de cima. Foi muito emocionante fazer este tipo de trabalho e poder colaborar com a natureza. Encontramos todo tipo de lixo que se possa imaginar e também muitas bitucas de cigarro na margem do rio. Isso também é lixo! Estamos aqui para pedir que as pessoas se conscientizem. Lugar de lixo é no lixo e não na rua e nem rio!”, destacou a voluntária, Iva Gruner.

Além dela, quase cem voluntários acordaram cedo no sábado. Antes das oito horas da manhã já estavam reunidos em frente ao Clube Náutico América para repassar o planejamento e ouvir as orientações sobre logística e segurança durante a ação. Três grupos foram montados e atuaram de maneira simultânea em trechos do rio Itajaí-Açu, Ribeirões Garcia e da Velha. Gente com experiência e preocupação com a natureza.

“Nós encontramos diversos tipos de resíduos, plástico, alumínio, móveis, muita roupa, entre outras coisas. Um recado que eu gostaria de deixar é: O oceano começa aqui! Se na minha casa eu não descarto os resíduos em locais adequados, isso causa um grande impacto na vida marinha. Portanto, participar de uma ação como essa é uma oportunidade de fazer algo pela cidade e pelas futuras gerações.”, diz Luciana Philippi, coordenadora da ONG Pegada Verde.

No rio Itajaí-Açu, os voluntários usaram barcos e jet skys para chegar até as margens e recolher os dejetos acumulados. Outras embarcações ajudaram a transportar o material recolhido até o Clube Náutico América, local escolhido para acumular o lixo recolhido.

Foto: Kako Waldrich

“Há muitos anos nós participamos de ações para cuidar do nosso rio. Quanto mais gente tiver interagindo com o rio, menos pessoas vão jogar lixo nele. E a limpeza dos mares começa pelos rios, porque toda a sujeira do mar vem dos rios e ribeirões. Então é muito importante essa ação que estamos fazendo hoje, e

Foto: Kako Waldrich

queremos continuar fazendo outras edições para envolver mais pessoas.” comenta o voluntário do Clube Náutico América Roberto Koffke.

No Ribeirão Garcia foram empregados stand up paddles. Mas grande parte dos voluntários percorreram o leito do rio a pé. Nesse trecho encontraram, por exemplo, muitos pneus, placa de computador, ralo de banheiro e muito plástico. “É uma pena que falta consciência ambiental”, lamenta a voluntária Moneli Viali de Souza. “Encontramos muito tipo de lixo, mas o que mais se destacou foram os pneus, encontramos vários! Participar dessa ação foi muito importante porque a gente ajuda o meio ambiente e também na conscientização das pessoas. Foi uma ação muito legal, que fez o nosso sábado mais feliz.”, ressaltou.

Já no Ribeirão da Velha, que mobilizou o maior contingente de voluntários, foram recolhidos travesseiros, roupas, sofá, muito plástico, entre outros objetos. A maior concentração de lixo, foi encontrada entre o Parque Ramiro Ruediguer e a ponte do Corpo de Bombeiros.

”Fica aqui a nossa contribuição nessa ação que tem um propósito muito positivo. Nós queremos conscientizar toda a comunidade. E esperamos que a conscientização comece nas residências para que o nosso rio seja limpo, pois hoje encontramos muito lixo por aqui”, comenta o subtenente do Corpo de Bombeiros, Valério Valmor Pereira.

A ação que durou quase quatro horas, resultou no recolhimento de uma grande quantidade de resíduos que foram encaminhados pelo SAMAE para o aterro sanitário.

“A ideia desse projeto surgiu na área de sustentabilidade da Unimed. E passamos quatro meses planejando este trabalho. Mas só foi possível com o apoio de parceiros, que desde o início abraçaram a causa junto com a gente”, ressaltou Vítor Hellmann, diretor executivo da Unimed Blumenau.

Participaram da primeira edição do “Nosso Rio”, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMAE, SEMMAS, Blumenau a Bordo, Jeep Clube, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, Unimed Blumenau e as ONGs Água Conecta e Pegada Verde. Mas outras entidades já estão sendo convidadas para as próximas edições, já que a intenção é repetir o evento, além de implementar outras ações ambientais na cidade ao longo do próximo ano.

Fonte: Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*