Santa Catarina vai receber do Ministério da Saúde nova remessa de doses da Coronavac nesta terça, dia 27. A previsão é que 34.070 doses, para o público infantil, cheguem ao aeroporto de Florianópolis por volta das 7h15. Deste total, metade será para a aplicação da primeira dose (D1) e a outra metade para aplicação da segunda dose (D2) em crianças de 3 e 4 anos. As doses ficam disponíveis para os municípios catarinenses a partir da próxima quarta-feira, 28.
Essa é a primeira remessa de doses da Coronavac que Santa Catarina recebe desde a incorporação, em julho deste ano, da vacina para o público infantil, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Antes disso, a última remessa que o estado recebeu foi em fevereiro deste ano – um total de 320.800 doses.
Desde a aprovação da Coronavac para a vacinação de crianças contra a Covid-19, Santa Catarina tem utilizado as doses que estavam em estoque para garantir a imunização deste público. Além das vacinas que os próprios municípios tinham armazenadas, o Estado distribuiu em julho outras 39.950 doses para aplicação da D1 e a mesma quantidade para aplicação da D2. Em todo esse período nenhum município ficou desabastecido.
A vacina Coronavac aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no dia 13 de julho, para aplicação em crianças de 3 a 5 anos de idade é a mesma que já era aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. O intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose também é o mesmo, de 28 dias.
Vacinação infantil contra a Covid-19
A procura pela vacina contra a Covid-19 na faixa etária de 3 e 4 anos ainda é baixa. Segundo dados do vacinômetro estadual, até este momento, foram vacinadas apenas 15.962 crianças com a D1, cobertura de 8,2%. Já com a duas doses foram vacinadas apenas 5.101, cobertura vacinal de 2,6%.
Santa Catarina tem uma população de 3 a 4 anos de idade estimada em 194.635 crianças.
Be the first to comment