A nova pesquisa IPEC divulgada nesta segunda-feira, contratada pela Rede Globo, confirma a estabilidade dos números ao longo desta campanha presidencial, com boa vantagem do ex-presidente Lula (PT) contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), 48% a 31%.
Mas além disso, confirma uma possibilidade real. A eleição nacional acabar no primeiro turno. Lula aparece com 52% dos votos válidos.
A diferença para a decisão sair ainda no dia 2 de outubro ainda é pequena, mas algumas sinalizações são importantes de serem analisadas. Primeiro é a repetição dos números desde o começo do levantamento, o baixo número de indecisos, o voto consolidado – quando o eleitor diz já ter definido sua escolha – e a rejeição, 51% de Bolsonaro contra 35% de Lula.
Faltam seis dias para o dia 2 de outubro, a margem para mudança é pequena. Bolsonaro pode aglutinar as forças que ainda tem junto ao eleitor conservador e anti PT e garantir assim sua ida para o segundo turno, quando começa nova eleição. Já Lula pode ter sucesso na campanha pelo voto útil na reta final, tentando seduzir eleitores ainda não consolidados de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Qual sua aposta?
Sr.Alexandre.
minha aposta :
Vais ter que aturar Bolsonaro mais 4 anos.