A construção da Rosenplatz, a Praça das Rosas, deve ser inaugurada dia 4 de novembro, às 19h. A informação foi repassada pelo prefeito Mário Hildebrandt ao secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, visto que a construção dos prédios que abrigarão a cafeteria e a loja de artesanato e economia criativa, a parte de iluminação, os palcos para shows e o piso estão prontos, faltando apenas alguns detalhes de acabamento como pintura e a parte de energia elétrica.
O novo espaço multiuso para a cultura está em construção nos fundos do antigo prédio que serviu de sede para a prefeitura e hoje é ocupado pela SMC. A área que servia de estacionamento recebeu novo piso e benfeitorias projetadas para valorizar o Centro Histórico e ampliar as alternativas de lazer da comunidade.
O andamento das obras depende das condições climáticas, mas já chegou a 95% do total. A parte de concretagem dos espaços já foi concluída, assim como a colocação dos corrimãos, escadarias e rampas de acessos. O cronograma está em dia e o ritmo dos trabalhos é intenso.
A Rosenplatz tem potencial para diversos usos – feiras, apresentações artísticas, exposições, estar -, com geração de valor para a cidade e habitantes. “Isso será alcançado através da apropriação do espaço, da sociabilidade entre os usuários e, consequentemente, com o senso de pertencimento e a valorização da cultura local, criando espaços para expressão dos artistas e a comercialização dos seus produtos. E por fim é um espaço púbico que respeita o patrimônio cultural, a paisagem, a escala humana e a ambiência do local.”
Editais de ocupação
O projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) propõe conectar os espaços com a rua e a área verde do horto botânico, que fica nos fundos do Museu da Família Colonial. A área central da praça será utilizada como estacionamento em horário comercial. “Os trabalhos concentram-se na conclusão das calçadas, jardim e iluminação. A obra vai preservar alguns dos paralelepípedos da Rua XV de Novembro, a primeira rua pavimentada de Santa Catarina. A pista de rolamento principal será mantida em alguns pontos como forma de preservação da identidade local”, comentou Rodrigo Ramos.
A Secretaria de Parceria e Concessões trabalha para que sejam publicados os editais para a ocupação da sala de venda de artesanato e economia criativa e a área de alimentação. “Internamente atuamos para termos as feiras culturais nos finais de semana já a partir de 2023. É um sonho realizado com o apoio de muitas mãos”, concluiu o secretário.
Seja o primeiro a comentar