O Sintrafite, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau e região, fez as denúncias de assédio eleitoral por empresas de sua área de abrangência, entre elas a Altenburg, que gerou repercussão nacional.
Mas, em decisão da semana passada, recebeu uma sentença da Justiça Eleitoral que proíbe a distribuição de um jornal do sindicato com propaganda eleitoral considerada irregular. O jornal fazia campanha contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com uma chamada onde está escrito “Diga não para Bolsonaro, ele quer acabar com todos os seus direitos.”
A juíza de Blumenau Cíntia Gonçalves Costi destacou que é proibido que pessoas jurídicas, incluindo no caso sindicatos, falam campanha em favor ou contra determinadas candidaturas. A juíza ainda mandou o sindicato entregar os exemplares que eventualmente tenham sobrado.
Segundo o presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, o intuito principal do jornal distribuído era tratar da campanha salarial e de assédio eleitoral. Ele disse que o material serviria de alerta sobre os direitos dos trabalhadores, e não como pedido de voto a favor ou contra. Conforme Maske, todos os exemplares impressos já haviam sido entregues.
Conversei com a assessoria do sindicato que disse que a direção estava direção está reunida para verificar a situação, e em breve iria se manifestar.
Ainda bem , pau que bate em chico , precisa bater em Francisco .