A grande vitória de Décio Lima

Foto: Denner Ovidio/divulgação

Em uma das tantas entrevistas que fiz com Décio Lima (PT) neste ano, ele falava que era o candidato das causas improváveis, lembrando sua trajetória de vida, no enfrentamento a poliomelite, e da vitória eleitoral em 1996, quando se elegeu prefeito de Blumenau. Em 2022, Décio agregou mais uma marca de improvável, ir para o segundo turno na eleição para o Governo de Santa Catarina. um dos estados mais bolsonaristas do país.

Nas urnas deste segundo turno, o petista fez 29,31¨% dos votos válidos, 1.236.702 votos contra 2.982.420 de Jorginho Mello (PL), que teve 70,69% dos votos válidos.

Mesmo não se elegendo governador, Décio Lima se cacifa como poucos e é um dos vitoriosos do processo eleitoral, ao levar o PT para um inédito segundo turno no estado, criando um palanque de mais quatro semanas para a candidatura presidencial do Partido dos Trabalhadores.

Lula recebeu 1.351.572 votos, 30,73% do eleitorado, votos decisivos na disputa nacional e Décio Lima teve papel decisivo ao montar a aliança e criar as condições de uma candidatura competitiva, que deu visibilidade a campanha nacional.

“Estou muito feliz de representar os valores de um futuro de paz, amor, solidariedade e de esperança e ter feito um processo com a tranquilidade, que sempre foi a marca do povo catarinense e dar a nossa contribuição, sobretudo, ao país”, afirmou Décio depois de votar pela manhã em Blumenau.

Além do mais, a esposa de Décio, Ana Paula Lima (PT), foi eleita deputada federal com expressivos 148.781 votos.

Décio Lima, mais que um aliado, é amigo do presidente eleito, amigo de receber a filha de Lula em sua casa quando foi necessário. Mesmo sem mandato, será um interlocutor de Santa Catarina junto ao Governo Federal. Resta saber qual espaço vai ocupar.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*