Na segunda semana de novembro a Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUS), por meio do Conselho Municipal de Saúde, dá início às pré-conferências de saúde do município de Blumenau, que antecedem a 10ª Conferência Municipal de Saúde: Conselheiro Amandio Castellain, a ser realizada em 2023. Esta edição, que conta com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, abordará os seguintes temas:
– O Brasil que temos x O Brasil que queremos;
– O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
– A garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia;
– “Amanhã vai ser outro dia” para todas as pessoas.
O objetivo dos encontros, que são voltados e abertos para a população, é avaliar a situação de saúde de cada região e assim propor diretrizes para a construção de políticas públicas que atendam essas necessidades. Os encontros acontecerão em diversos pontos do município e toda a população pode participar com sugestões relativas à área.
Confira abaixo a relação de dias e locais em que acontecem as pré-conferências de cada região:
– REGIONAL FORTALEZA: dia 7 de novembro (segunda-feira), na ETSUS Blumenau – Rua Dois de Setembro, nº 1.510;
– REGIONAL GARCIA: dia 10 de novembro (quinta-feira), na CSU Garcia – Rua da Glória, nº 459;
– REGIONAL ITOUPAVAS: dia 17 de novembro (quinta-feira), na EBM Wilhelm Theodoro Schurmann – Rua Pérola do Vale, nº 377;
– REGIONAL VELHA: dia 21 de novembro (segunda-feira), na EEM Hercílio Deeke – Rua José Reuter, nº 581;
– REGIONAL CENTRO: dia 29 de novembro (terça-feira), na ETSUS Blumenau – Rua Dois de Setembro, nº 1.510;
– REGIONAL ESCOLA AGRÍCOLA: dia 1º de dezembro (quinta-feira), na Capela São Lourenço – Rua Frei Estanislau Schaette, nº 1.305;
– REGIONAL BADENFURT: dia 5 de dezembro (segunda-feira), na EBM Olga Rutzen – Rua Frederico Jensen, nº 1.039.
O horário de início dos encontros será sempre às 17h. Para participar não é necessária inscrição prévia, as informações e inscrições para participação serão feitas diretamente no local de cada pré-conferência.
“As pré-conferências são muito importantes tanto para a SEMUS, quanto para a população e o município como um todo. É um momento em que contamos com a participação representativa de diversos setores da sociedade, entre eles a própria comunidade, que é exatamente quem sabe os pontos que precisam ser trabalhados, estudados e melhorados no setor da saúde. Por isso deixo aqui o meu convite para que a comunidade se mobilize e participe das pré-conferências em suas regiões. Queremos saber como melhorar e que pontos trabalhar junto às esferas Estadual e Federal para encaminhar exatamente aquilo que é da vontade e da necessidade do nosso povo” destaca Marcelo Lanzarin, secretário da SEMUS.
Seja o primeiro a comentar