PP também entra na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Blumenau

A bola já tinha sido cantada pelo colega Clóvis Reis, em sua coluna do Santa. O eleito Almir Vieira (PP) teria anunciado disposição de ser candidato a comandar o Legislativo a partir de 2017.

A intenção foi confirmada pelo coordenador regional do Partido, Roni Wan Dall, em entrevista para o colega Paulo César, na rádio Nereu Ramos, nesta quinta-feira, 24. roni

Três eleitos manifestaram interesse para o Informe.  Marcos da Rosa (DEM), Zeca Bombeiro (SD) e Marcelo Lanzarin (PMDB). Agora, com Almir Vieira, são quatro.

No meu entendimento, está formada a mesa diretora para o começo da nova legislatura, resta saber os cargos. Mas pela movimentação até agora, DEM, PP, SD e PMDB estarão lá.

O ex-secretário de administração de Napoleão Bernardes (PSDB), Roni Wan Dall,  revelou que na formação da aliança em torno de Napoleão, ficou “acordado” que PSDB e PSB, partidos dos candidatos na majoritária, abririam mão dos cargos da mesa diretora, pelo menos na primeira metade do mandato.

Sendo assim, precisam definir as posições nas quatro vagas disponíveis. Todas articulações são conduzidas e/ou acompanhadas atentamente pelo prefeito reeleito Napoleão Bernardes (PSDB), em especial através de seu vice, Mário Hildebrandt (PSB), presidente da Câmara ainda, com livre acesso aos vereadores, os atuais e os futuros.

Eu apostaria em apenas dois nomes para a presidência, o cargo mais cobiçado. Marcos da Rosa, o favorito da Prefeitura e Marcelo Lanzarin, caso o Executivo queira dar um carinho ao PMDB e neutralizar um eleito considerado “independente”.

Zeca Bombeiro colocou-se nome pelo SD para marcar posição na mesa diretora, onde mira ser primeiro secretário.

Almir Vieira é o mais experiente entre os dois eleitos do PP, mas o retrospecto de ainda ser réu na ação eleitoral que  suspendeu por cerca de um ano seu mandato de suplente não é bom . Ele foi flagrado em gravações oriundas da operação Tapete Negro, repassadas para a Justiça Eleitoral. Foi condenado pela Justiça de Blumenau, no Tribunal de SC e em Brasília um juiz entendeu que não houve direito “a ampla defesa”.

O processo retornou, mas existe.  Uma articulação para colocá-lo na presidência seria dar um tiro no pé na imagem da nova Câmara Municipal, sem entrar no mérito dele ser culpado ou não.

Fora o fato de que Vieira é o mais próximo do time do PSD que perdeu a eleição.

Mas o PP cacifa-se para estar na mesa e provavelmente estará.

O desenho partidário de composição parece encaminhado, falta a definição de cada espaço.

Significa mais trabalho, poder, prestígio, indicações de cargos comissionados. No caso do presidente, um plus salarial de cerca de R$ 5 mil.

E a principalmente a representatividade política.

2 Comentário

  1. Ou seja, nós eleitores contribuintes novamente FANTOCHES dos políticos… Cadê a isenção da câmara de vereadores???
    Ou seja, nós eleitores contribuintes ficamos a mercê destes Srs. Vereadores que somente se preocupam com seus PRÓPRIOS INTERESSES, leia-se indicação de comissionados – e não fazem o que realmente o legislativo deve fazer: FISCALIZAR O EXECUTIVO E LEGISLAR PARA A MELHORA DA COMUNIDADE que banca seus salários e benefícios. O Sr. prefeito NÃO DEVE articular nada no legislativo, pois NÓS ELEITORES DEVEMOS ENTÃO BUSCAR o IMPEDIMENTO DESTE PREFEITO por interferir em poder que não lhe diz respeito.

  2. Vamos ver como será o voto dos novos vereadores , vamos saber se elegeram pensamentos novos ou só trocamos a fachada . Lembre-se das promessas de campanha , cobrem do seu candidato eleito, infelizmente o meu candidato não se elegeu , pois seria diariamente cobrado pelo voto recebido ,
    mas como eleitor e munícipe, posso cobrar quem foi eleito , cobra conduta , dignidade , cobrar respeito e responsabilidade .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*