O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou em Brasília na noite de terça-feira, 8, e deve ficar na capital federal até quinta-feira, 10. Ele tem encontros marcados hoje com chefes dos Poderes.
Às 10h, Lula se encontra com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Depois, o petista segue para um almoço e reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
À tarde, ele tem agenda com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber. Na sequência, Lula se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes. E logo depois, um possível encontro com o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU)
O presidente eleito desembarca em Brasília com missão de desfazer o nó do Orçamento de 2023 e pavimentar o caminho para conseguir cumprir as promessas de campanha. Entre as prioridades, está a continuidade do pagamento mensal do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 e o reajuste real do salário mínimo.
O texto da chamada “PEC da Transição”, proposta de emenda constitucional articulada para contemplar os gastos fora do teto, está em fase de construção e deve iniciar a tramitação pelo Senado. Mas ainda caberá a Lula bater o martelo na proposta, após conversas com o comando do Congresso.
A que ponto chegamos.