O nome é difícil de pronunciar, mas a Holzlatten Weihnachtsbaum surge como a nova atração da Weihnachtsfest, a festa de Natal de Pomerode. A novidade segue a proposta que inspira o evento anualmente, de resgatar e valorizar as tradições natalinas que chegaram na pequena Alemanha brasileira entre 1860 e 1880, como o trabalho artesanal em madeira. A partir de amanhã (23/11), uma programação lúdica e familiar, que abusa de elementos decorativos tradicionais fabricados pela única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil, promete encantar todos que passarem pelo Centro Cultural da cidade.
A novidade, para simplificar, é uma árvore de madeira com sete metros de altura, que será enfeitada com elementos temáticos. Ela ficará no Centro Cultural, logo após a Alameda de Quebra-Nozes, outro símbolo do Natal germânico que faz sucesso há muitas edições. Para a sua execução, as madeiras passaram por um mês de preparação, desde a estufa até a secagem e selagem do material. O projeto da árvore foi elaborado com o intuito de trazer um novo elemento germânico à festa de Natal mais alemã do Brasil. Em uma parceria entre Secretaria de Turismo e Cultura e a única Escola de Tornearia em Madeira do país, nasceu a Holzlatten Weihnachtsbaum (Pinheiro de Natal em Ripas de Madeira).
“A árvore será enfeitada com peças artesanais características e conhecidas do Natal pomerodense, feitas em madeira pela própria escola em parceria com a Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (AMADE). A época do Advento nos lembra da tradição do pinheiro e a tranquilidade que ele nos transmite. A madeira traz a naturalidade. As figuras natalinas e pingentes em madeira são acessórios indispensáveis na decoração do pinheiro, nos remetendo à infância. Por isso, a HolzlattenWeihnachtsbaum engloba todos os elementos que dão sentido à magia do Natal, sendo o primeiro pinheiro em ripas de madeira do Brasil.”, explica o secretário de Turismo e Cultura, Chico Hass.
O Schwibbogen, um arco natalino com três metros de comprimento e tradição de quase 300 anos, também estará presente. Dizem que os alemães costumavam colocar esses adereços em suas casas para expressar que os convidados eram bem-vindos. Já a Weihnachtspyramide, ou Pirâmide de Natal, pode ser vista durante todo o ano. Uma das tradições alemãs mais antigas,data do século 16, fica permanentemente em frente ao Teatro Municipal com figuras que simbolizam as riquezas do município e, no período do Advento, se transforma em um presépio. Outra atração que sempre chama muito a atenção dos visitantes é a Casa do Papai Noel.
Realizada pela Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a Weihnachtsfest seguirá até o dia 23 de dezembro, com atrações sempre de quarta a domingo, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita. Mesmo com a programação concentrada no Centro Cultural, a expectativa da organização é movimentar toda a cidade, principalmente pela gastronomia, já que é grande a busca pelas Plätzchens (bolachas decoradas) e pelo Stollen, pão doce símbolo da culinária alemã natalina, similar ao tradicional panetone.
Além de madeira, um Natal com muita luz
Diz a lenda que, na véspera de Natal, os alemães colocavam lanternas nas janelas de casa para iluminar o caminho dos mineiros que seguiam para o trabalho. Como forma de relembrar esse momento, nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro, às 19h30min, haverá o tradicional Desfile de Lanternas. Ele partirá da Rua XV de Novembro e seguirá até o Centro Cultural, passando pela Rua Pedro Zimmermman. O ponto alto é a participação dos alunos das escolas municipais, que estão confeccionando suas lanternas para esta ocasião. E por falar em iluminação, depois de abrilhantar a festa no ano passado, quando a programação ainda foi tímida devido às restrições da Covid-19, a Rua Coberta estará de volta. São cerca de 71mil lâmpadas de led cobrindo parte da Rua Hermann Weege, no acesso ao Centro Cultural.
Show nacional com Chimarruts
Para finalizar a Weihnachtsfest, no dia 22 de dezembro, haverá show do Chimarruts. Uma das bandas de reggae mais reconhecidas nacionalmente, detentora de sucessos como “Do lado de cá”, “Versos simples” e “Se for embora”, subirá ao palco no Centro Cultural por volta das 20h.
Fonte: Oficina das Palavras
Seja o primeiro a comentar