Em caso raro, trigêmeos nascem no Hospital Santo Antônio de Blumenau

Foto: divulgação

No mês de conscientização à Prematuridade, um nascimento mobilizou a manhã de sexta-feira no HSA. Após 2 anos dos últimos trigêmeos registrados no hospital, foi realizada nesta manhã, uma cesariana para o nascimento dos trigêmeos blumenauenses.

A blumenauense, Lucineia Pastuchenko Zaps, de 33 anos, moradora do bairro Salto do Norte, era acompanhada pelo ambulatório de gestação de alto risco da instituição, pelo caso de se tratar de uma gestação de alto risco.

Para ser realizado este procedimento, diversos setores do hospital foram mobilizados. “Para receber os pequenos, além de toda a estrutura montada na sala cirúrgica do Centro Obstetríco, a UTI neonatal precisava estar com leitos disponíveis e preparada para receber os pequenos pacientes, destaca a Dra. Livia Ferraz dos Santos

Os casos são raros, pois trata-se de uma gestação di coriônica (02 placentas) e tri aminiótica (03 bolsas) sendo 03 meninos, em uma gestação espontânea, destaca o Dr. Boris Mareno Villarroel.

Foram 16 pessoas da equipe envolvidas no nascimento do Miguel, Matheus e Moisés. “Sabíamos que precisaríamos de uma equipe completa nesse momento, foi necessário 1 anestesista, 2 ginecologistas e obstetras, 3 pediatras, 3 residentes da ginecologia e obstetrícia, 2 residentes da pediatria, 1 residente da neonatologia, estiveram envolvidos também enfermeiros obstetras e neonatologistas e equipe assistencial do Centro Obstétrico.” conta Alex Kammers supervisor do Materno Infantil do HSA.

A cesariana ocorreu de forma tranquila e programada para garantir a segurança de todo o processo. A mãe está se recuperando do pós-parto no Centro Obstétrico e os bebês estão na UTI neonatal estáveis e com boa evolução.

Após 10 anos do nascimento de sua filha Amanda, Lucineia teve a surpresa ao descobrir que teria não apenas 01 filhos, mas 03 de uma vez só! Moradores de Blumenau, estavam tentando ter mais um filho, mas não imaginavam que haveria a possibilidade de ter trigêmeos um dia. “Eu lembro quando vi há 2 anos atrás o nascimento dos trigêmeos e imaginei a surpresa dessa vez, o mundo realmente é surpreendente, agora chegou a minha vez, conta Lucineia.

Fonte: Comunicação HSA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*