Cumprindo a determinação legal de prestação de contas quadrimestral da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o secretário municipal Marcelo Lanzarin, juntamente com sua equipe, esteve na Câmara de Blumenau na manhã desta quinta-feira, 8, para apresentar aos vereadores o Relatório Quadrimestral de Gestão do Sistema Único de Saúde referente aos meses de maio a agosto de 2022. Estiveram presentes os vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota), Bruno Cunha (Cidadania), Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) e a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos). A audiência cumpre o disposto no artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina esta prestação de contas até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro de cada quadrimestre.
Na reunião foram apresentadas as ações que são realizadas pela Secretaria de Saúde do município, desde questões financeiras até questões aos atendimentos, consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e transplantes, inclusive as solicitações e o tempo médio de espera para consultas e procedimentos mais procurados da atenção especializada. Também foram apresentados dados sobre mortalidade, em relação inclusive à Covid-19 e dados sobre a vacinação no município. “Os números que nós apresentamos vêm demonstrando a excelência do atendimento em saúde pública no município de Blumenau. Temos algumas dificuldades com algumas especialidades, realmente é uma demanda muito acentuada, mas devemos lembrar que em função de todo o cenário econômico que o país vem passando nos últimos anos, nós tivemos um aumento bem expressivo da procura das pessoas em atendimento pelo SUS, ou porque elas não têm mais um plano de saúde ou até porque a coparticipação do plano tem forçado a população a buscar o atendimento pelo SUS. Mas de maneira geral nós temos sim uma condição de atendimento de saúde pública muito diferente da realidade Brasil afora”, apontou, dizendo que apesar das dificuldades em algumas áreas, o sistema em Blumenau possui padrões de atendimento em volume e em tempo de realização de procedimentos comparados a países da Europa.
O secretário salientou que a pandemia gerou uma demanda reprimida extremamente significativa por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Disse que diante desse cenário, a secretaria tomou algumas ações com o objetivo de diminuir o tempo de espera em algumas especialidades e em consultas, exames e procedimentos cirúrgicos que ficaram represados por conta da pandemia. “Destaco a ampliação da oferta de consultas em especialidades, com a contratação de mais de 2.500 consultas com especialistas através do consórcio da AMVE, ampliamos em parceria com os hospitais o número de procedimentos cirúrgicos, passando de uma média de 500 procedimentos cirúrgicos por mês para cerca de 700 cirurgias por mês. Nós fizemos mutirões de exames e consultas e ampliamos o horário de atendimento da Policlínica até às 22 horas de caráter definitivo. Além disso, estamos realizando mutirões de consultas e exames nos finais de semana na Policlínica, neste último sábado, por exemplo, 12 profissionais dermatologistas estavam atendendo a população, sendo que foram mais de 200 pessoas atendidas”, informou.
Os vereadores aproveitaram para agradecer as presenças da secretaria municipal, fazer ponderações, esclarecer dúvidas e fazer cobranças e trazer demandas ao secretário e à equipe na área da saúde. Os vereadores cobraram sobre a alta demanda das especialidades e o tempo de espera por consultas e procedimentos, sugerindo a criação de parcerias público-privadas. Também comentaram sobre investimentos, inclusive que existem projetos do Hospital Santo Antônio para ampliar os serviços e diminuir as demandas da ortopedia, que é uma área que a população mais procura e está dentro das metas e do planejamento do orçamento da secretaria também.
Os parlamentares também salientaram que é preciso investir ainda mais na estrutura da saúde tanto municipal como estadual. Também sugeriram a importância de investir em políticas pensadas para a prevenção da saúde como forma de promover a qualidade de vida e evitar as doenças no futuro. Por fim, a Casa se colocou à disposição para unir esforços com o município e Estado para melhorar a saúde em Blumenau.
Seja o primeiro a comentar