Haddad, Costa, Múcio, Dino e Vieira: quem são os ministros escolhidos por Lula

Fotos: reprodução

Nesta sexta-feira, 9, o presidente eleito Lula (PT) anunciou cinco dos ministros que vão compor o seu governo a partir de 1º de janeiro.

Fernando Haddad (PT) – Fazenda

Para a Fazenda, Lula escolheu ex-prefeito de São Paulo e também ex-ministro, Fernando Haddad.

Haddad conhece a Esplanada dos Ministérios, pois comandou entre 2005 e 2012, o Ministério da Educação. Também disputou a reeleição para a prefeitura em 2016, as eleições presidenciais em 2018, substituindo o presidente eleito Lula e o governo de São Paulo em 2022, perdendo no segundo turno para o ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Haddad é acadêmico, advogado e professor.

Rui Costa (PT) – Casa Civil

Rui Costa, governador da Bahia, será o novo ministro-chefe da Casa Civil. Foi eleito em 2014 para comandar o estado e reeleito no primeiro turno em 2018.

Rui Costa é economista e político.

José Múcio Monteiro – Defesa

Múcio foi escolhido por Lula para comandar o Ministério da Defesa.

Já foi ministro no segundo mandato do PT, ocupou a presidência do TCU.

Múcio é formado em Engenharia Civil.

Flávio Dino (PSB) – Justiça

Quem comandará o Ministério da Justiça – que será separado da Segurança Pública – é Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, eleito em 2022 para mandato de Senador.

Dino é advogado e professor de Direito na UFMA, é ex-juiz federal e ex-deputado federal.

Mauro Vieira – Relações Exteriores

Para o comando do Ministério das Relações Exteriores o escolhido foi Mauro Vieira, diplomata, Embaixador do Brasil na Croácia desde 2018. Vieira já ocupou o mesmo cargo entre 2015 e 2016 durante o mandato de Dilma Rousseff (PT).

Além disso, ele já esteve à frente alguns dos principais postos no exterior, como a embaixada na Argentina, em Washington e a representação do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York. Vieira é um dos mais experientes diplomatas em atuação.

Da redação, com informações da CNN Brasil

1 Comentário

  1. Com esta turma, agora é só fazer o “L”………a parcela do povo que não votou na quadrilha vai sofrer , mas será um prazer ver quem votou tomar na cabeça.Agora podem andar com a camisa do PT , podem colocar adesivo na frente do seu comercio ou industria informando que votaram na quadrilha ….faz o “L”….kkkkkkkkkkk

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*