Na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, às 9 horas da manhã, a FURB recebe convidados para uma visita especial à Sala de Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais, que estará aberta à visitação de escolas a partir de março de 2023.
A Sala de Exposição foi organizada em setores: Setor de Ciências, Setor de Paleontologia e Mineralogia, Setor de Animais Marinhos, Setor da Biodiversidade Brasileira e Setor Animais do Mundo. Localizada no Bloco S, sala 201, no local os visitantes conhecerão animais taxidermizados, material osteológico como ossadas e crânios (uma baleia completa), conchas, fósseis e minerais. “No Setor Ciências teremos mostras de anatomia humana, citologia, física, química e matemática que estão sendo preparadas, mas já temos algumas peças que poderão ser observadas na segunda-feira. Queremos que a exposição seja plural no quesito ciências”, destaca o professor do departamento de Ciências Naturais da FURB e curador da Sala, Sérgio Althoff.
Exposições permanentes
De acordo com o professor, a biodiversidade brasileira é o foco principal do espaço, “no entanto, como além do que será exposto temos muitas peças já preparadas, sempre haverá modificações e com isso esperamos que os setores sejam dinâmicos. No setor em que estão os animais dos diversos continentes, por exemplo, a ideia é trabalhar com temas anuais” antecipa Sérgio.
O espaço será utilizado para atividades didáticas diversas, envolvendo outros cursos além de Ciências Biológicas, como Publicidade e Propaganda, Artes, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Pedagogia, entre outros, “como um verdadeiro laboratório para toda a FURB” sinaliza o curador.
Sérgio também cita a relevância da Sala Fritz Muller para a curricularização da extensão, que significa, no curso de graduação, desenvolver atividades envolvendo a comunidade. “A extensão é um dever moral (não só legal) de todas universidades, é nossa obrigação trazer mais conhecimento para toda comunidade, por isso o foco inicial da exposição são as atividades educacionais formais (escolas) e não formais (ONGs, associações, grupos de escoteiros, por exemplo) que poderão, via agendamento, visitar a exposição. Com o tempo, conseguiremos atender uma parcela maior da população, pois como disse, é dever das universidades compartilhar o conhecimento que elas produzem”, destaca o professor.
Os agendamentos abrem em 2023 e a visitação à Sala de Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais inicia em março.
Seja o primeiro a comentar