A última sessão do ano na Câmara de Blumenau, nesta quinta-feira, 15, foi marcada, além da votação de vários projetos do origem do Executivo, pela votação dos pareceres aprovados no Conselho de Ética sobre as denúncias que envolveram dois vereadores, Aílton de Souza, Ito (PL), e Carlos Wagner, Alemão (União), por quebra de decoro parlamentar. Como houve empate no Conselho sobre a proposta de aplicar uma censura, o Plenário decidiu arquivar o caso e não aplicar penalidade a eles.
O processo mais grave era sobre falsidade ideológica e este já estava resolvido, com a penalidade de censura para o vereador Alemão. Ito denunciou o colega por abonar o cartão ponto de um ex-chefe de Gabinete, por várias vezes. Este ex-servidor, que responde a inquérito junto ao MP, teria em pelo menos 60 oportunidades exercido atividades privadas durante o horário de expediente.
Ito lamentou o resultado da Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, criticou seus integrantes e se disse desapontado. Denunciei tudo de forma legal, tinha um servidor “fantasminha legal”, e acabei sendo penalizado, eu que mostrei as provas, dentro da legalidade”, lamentou, afirmando que houve uma compensação por parte do Conselho. “Vergonhoso, me sinto envergonhado de ser vereador, tem que passar por isso, sofrer uma censura, eu que fiz as denúncias”, disse.
“Espero que a próxima Mesa Diretora não indique qualquer um para o Conselho de Ética”, afirmou ainda
No seu tempo de fala, mostrou novamente um vídeo com os detalhes que comprovariam a fraude no cartão ponto e espera que a Justiça venha através do Ministério Público.
A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), relatora do processo no Conselho de Ética, se manifestou também, defendendo seu parecer. Lembrou que a punição de censura era a única penalidade prevista no regimento interno, por isso ela propôs mudanças futuras neste regimento. Defendeu que as pessoas tenham cautela com relação a manifestações contra colegas.
Já em sua fala, Alemão fez uma menção interessante referente as denúncias analisadas pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Alertou que os colegas fiquem ligados, porque todos têm assessores, dando a entender que colegas adotem a mesma prática.
Pediu desculpas à população de Blumenau e declarou estar com a consciência limpa.
“As vezes fico pensando o que estou fazendo aqui”, disse,
Confira os vídeos:
Esse vereador Ito é bem engraçado… fala em decoro chamando os membros do conselho de ética de “qualquer um”… Deveria avaliar o que fala, se é que tem capacidade para isso.
“Espero que a próxima Mesa Diretora não indique qualquer um para o Conselho de Ética”, afirmou ainda.
Senhores vereadores do conselho de ética , vossas senhorias foram ofendidos pelo vereador ITO , taxados de “qualquer um ” ….se ficarem quietos , é porque é verdade . Esta é a câmara de Blumenau , a vergonha a olhos vistos.
É importante que este jornal informe os nomes dos integrantes desse Conselho de Ética.